em

Ponta Grossa confirma mais dois casos de H1N1

ATUALIZADA – 14h20

Mais dois casos de Influenza A (H1N1) foram confirmados em Ponta Grossa pela Prefeitura Municipal. Até o momento, já foram quatro pacientes acometidos pela doença neste ano no município. Uma das situações foi identificada pelo monitoramento ambulatorial, realizado dentro do Pronto Atendimento do Hospital Municipal Amadeu Puppi. Já as outras foram através de internamento dos pacientes.

Os casos confirmados nesta semana, de acordo com o setor de Epidemiologia da Prefeitura, são de dois pacientes do sexo masculino. Um menino de seis anos e um homem de 46. Uma gestante, de 22 anos, e uma mulher de 47 anos também apresentaram resultado positivo para a Influenza no começo deste mês.

“O monitoramento consiste em coletar amostras de pacientes com síndrome gripal que foram atendidos na unidade sentinela (Hospital Municipal Amadeu Puppi) com o objetivo de monitorar os vírus circulantes e detectar a entrada de novos vírus. Esse monitoramento também contribui para a escolha dos vírus que irão compor a vacina contra Influenza do próximo ano”, explica a coordenadora de vigilância epidemiológica, Caroliny Stocco.

Ponta Grossa ainda está abaixo da meta de vacinação. (Foto: Arquivo DC)

 

Baixa procura

Além dos casos, outro fator que preocupa é a baixa procura pela vacina por parte do público-alvo. Dados repassados pela 3ª Regional de Saúde mostraram que Ponta Grossa vacinou 65,39% do seu público-alvo. A meta, no entanto, é vacinar, até o dia 31 de maio, mais de 92 mil pessoas. Até o momento, apenas 60,2 mil foram imunizadas.

"Estamos abaixo da expectativa, levando em consideração que a campanha começou no início de abril e que a vacina tem um prazo pra ter eficácia no sistema imunológico. É importante destacar que houve queda das temperaturas e a tendência é de que o frio ainda mais intenso, facilitando a circulação e ampliação do vírus", disse Robson Xavier, diretor da 3ª Regional de Saúde.

"Estamos abaixo da expectativa, levando em consideração que a vacina tem um prazo pra ter eficácia no sistema imunológico" – Robson Xavier, diretor da 3ª Regional de Saúde

 

Mutirão

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), departamento de Atenção Primária e Imunização, está realizando diversas ações para imunizar a população contra a Influenza. Neste sábado (25) será realizado mais um Dia D, onde sete Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Ônibus da Vacina no Terminal Central e o Espaço Saúde no Parque Ambiental estarão vacinando das 12 às 17 horas todo o público-alvo.

O público-alvo da campanha são gestantes, puérperas, crianças maiores de seis meses a menores de seis anos, indivíduos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde (com comprovação de função), professores (com declaração da instituição de ensino), policiais civis e militares, bombeiros e membros ativos das forças armadas. Para se vacinar, em qualquer um dos pontos, é necessário levar a carteira de vacina, o cartão SUS e um documento com foto.

“Além das 19 salas de vacina fixas que estão atendendo das 9 às 16 horas, nossas equipes estão trabalhando com vacinação itinerante, onde não há sala fixas de vacina, das 9 às 15 horas, e indo até a residência de pacientes acamados”, destaca a enfermeira, Daniele Fabian.

 

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.