em

Ponta Grossa cresce mais de 3 milhões de metros quadrados

Foto: ArquivoDC

Nos últimos quatros anos, Ponta Grossa cresceu mais de 3 milhões de metros quadrados, e o número deve ser maior até o final deste ano. Os dados da Secretaria Municipal de Planejamento mostram que o Município vem expandindo em construções, reformas e ampliações, seja residencial, comercial ou industrial.

Em 2013 foram aprovados mais de 1,07 milhão de metros quadrados, sendo 735 mil para construção de residências. Nos anos seguintes, este perfil predominou, apesar do crescimento industrial.

Já no ano de 2015 o volume de aprovações caiu quase que pela metade quando comparado a 2013, tendo em vista a crise política e econômica, onde houve estagnação no programa Minha Casa Minha Vida, impactando no setor residencial. No ano passado foram aprovados apenas 323 mil metros quadros para construção e 13 mil metros quadrados em reforma e ampliação de moradias. Em 2013, por exemplo, foram 735 mil metros quadrados para se construir e 17 mil para ampliar ou reformar casas.

Para o secretário municipal de Planejamento, Ciro Ribas, a retração econômica nacional atingiu todos os municípios. “Em Ponta Grossa, esse impacto ainda não foi tão negativo quanto em outras cidades, mas o mercado imobiliário teve quedas, principalmente no setor residencial, devido ao corte de repasses e investimentos federais. Mesmo assim, cabe destacar que em 2014 Ponta Grossa registrou um aumento expressivo nas construções industriais, reflexo dos investimentos nesse setor. As ampliações de indústrias também seguiram em um ritmo crescente, passando dos 14 mil para os 26 mil metros quadrados entre 2013 e 2016. Um dado expressivo, considerando que ainda não terminamos o ano”, avalia.

O secretário observa ainda sobre a expectativa positiva para os próximos anos. “A expectativa é que, com o novo cenário político que começa a se formar no País, tenhamos números ainda melhores a partir do próximo ano”, diz.

Segundo o secretário, o Departamento de Urbanismo da Prefeitura de Ponta Grossa está levantando o número de pedidos de alvarás, por região, o que deverá ser finalizado em breve. O que se sabe, no momento, é o que bairro Neves está entre os mais populoso, com base nas informações do Censo IBGE 2010, que apontou 22.211 habitantes, segundo a Prefeitura. São  2.689 habitantes por quilômetro quadrado, porém esta quantidade deve ser bem maior, tendo em vista a decorrência dos anos.

Ritmo de construções diminui, mas PG segue em crescimento

Foto: Rodrigo Covolan

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.