em

Ponta Grossa discute propostas de melhorias no SUS

Propostas para melhorar os serviços do SUS prestados em Ponta Grossa começam a ser discutidas no município pela gestão pública e população. As sugestões já estão sendo apontadas pela população durante a série de pré-conferências que acontece na cidade desde o dia 20 deste mês. Os encontros antecedem a 11ª Conferência Municipal de Saúde, que será realizada nos dias 7 e 8 de dezembro.

Com o tema Democracia e Saúde: luta e resistência em defesa do SUS, os encontros são abertos à população e a discussão ajudará a pautar a 11ª Conferência da cidade. De acordo com Robson Xavier, secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Saúde, a conferência acontece de dois em dois anos e é aberta para todo e qualquer pessoa apontar sugestões para a construção da Política Nacional da Saúde.

"A conferência é um espaço para que o cidadão tenha oportunidade de apresentar as suas propostas para melhorar cada vez mais a saúde no município. O encontro municipal é uma preparação, inclusive, para a participação de Ponta Grossa na Conferência Estadual e Nacional", explica.

Segundo Diego Osmar Rodrigues, membro da comissão organizadora da Conferência Municipal, os eixos do evento serão o fortalecimento da atenção primária em saúde, a saúde como direito, a consolidação do SUS e financiamento. No geral, o objetivo é avaliar a situação atual da saúde no município e elaborar propostas a partir das necessidades identificadas.

Pré-conferências

Ao todo serão realizadas 12 pré-conferências ao longo dos próximos meses e, segundo Robson, a expectativa é de que participem cerca de duas mil pessoas nestes encontros. As próximas reuniões irão acontecer nos bairros Vila Cipa; Nova Rússia; Santa Paula; Itaiacoca; Jardim Carvalho; Guaragi e demais regiões da cidade.

Propostas

Ainda segundo Xavier, boa parte das propostas que foram apresentadas na última conferência já foram colocadas em prática no município. "Entre elas está o aumento das nossas equipes de saúde para atender melhor a população e também a implantação do Protocolo de Classificação de Risco nas Unidades Básicas de Saúde que ajudam a otimizar as consultas médicas", lembra.

Participe das pré-conferências

27/09 – 19 horas – Vila Cipa: 3ª Idade Raio do Sol
10/10 – 19 horas – Nova Rússia: Associação dos Moradores Nova Rússia
19/10 – 19 horas – Santa Paula: Associação dos Moradores Santa Paula
25/10 – 19 horas – Centro: ABO
07/11 – 14 horas – Itaiacoca: Sede Crutac UEPG
08/11 – 19 horas – Jardim Carvalho: NEP
21/11 – 14 horas – Centro: ABO
21/11 – 19 horas – Costa Rica II: UBS Santo Domingo Zampiert
22/11 – 14 horas – Guaragi: UBS João de Oliveira Bello
29/11 – 19 horas – Centro – Sindicato dos Metalúrgicos

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.