em

“Ponta Grossa é a menina dos olhos do Paraná “, destaca Darci Piana 

Com uma longa trajetória de trabalho em entidades ligadas a setores do comércio e indústria, o presidente da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), economista e contador Darci Piana (PSD) tomou posse em janeiro deste ano como vice-governador do Paraná, ao lado do governador Ratinho Junior (PSD). 
O próprio governador destacou que tem em seu vice um braço direito para atuar constantemente nas demandas do governo e por isso, Piana afirmou, em entrevista ao Diário dos Campos, ao cumprir agenda em Ponta Grossa, nesta quinta-feira, para a posse do secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, José Carlos Loureiro Neto, que não vai assumir cadeira em nenhuma secretaria específica, justamente para ter trânsito livre em todas as pastas do governo. Na ocasião, ele destacou ainda o papel da região para o desenvolvimento do estado, avaliou os pouco mais de 40 dias da administração estadual e destacou o fortalecimento industrial no Paraná. Confira trechos da entrevista. 

Campos Gerais no processo de desenvolvimento do Paraná 
"Na região tivemos investimentos importantes nos últimos anos. Inclusive nos últimos dias tivemos confirmação de importantes recursos para Ponta Grossa, como implantação de uma nova indústria e investimentos para o aeroporto. Ponta Grossa é a menina dos olhos do Paraná hoje, afinal de contas temos um prefeito que foi muito importante na nossa campanha, que tem feito trabalho extraordinário na cidade, mostrando o seu valor. Saiu daqui o Sandro Alex, deputado federal e secretário estadual de Infraestrutura e Logística, uma das principais pastas do Estado. Ponta Grossa está em evidência e junto com a cidade, a região será bem tratada pelo governo. 
Ponta Grossa tem se destacado nos últimos tempos pela vinda de grandes empresas que têm trazido à economia da cidade para um crescimento extraordinário, sem contar que o município tem a terceira maior arrecadação do Paraná em impostos estaduais". 

Restauração da Estação Saudade 
"Demorou um pouco para começar a obra de restauração, mas já está em andamento, fruto de uma parceria entre Fecomércio e Prefeitura. A expectativa é entregar até o final do ano e vai ficar um espaço maravilhoso. É um orgulho para nós que trabalhamos pela cultura e turismo saber que Ponta Grossa e região poderão contar com um espaço cultural como este. O espaço, além de contar com unidade cultural do Sesc, com espaço voltado à gastronomia, ainda terá um museu ferroviário, que vai contar um pouco da história de Ponta Grossa". 

Avaliação dos quase dois meses de governo
"Todo início de governo tem um pouco de complicações, em função de pessoas que estão saindo e outras estão chegando, nomeação de secretários, formação das equipes. Agora que estamos completando as equipes, mas mesmo assim, foram tomadas medidas extraordinárias que vêm ao encontro com aquilo que é o nosso plano de governo: a redução de 13 secretarias, o corte de 20% do custeio, a entrega do avião que estava à disposição do governador, a revisão dos contratos. Só um dos contratos revisados no Detran, por exemplo, causou redução de R$ 1 milhão por mês, ou seja, são 12 milhão ao ano economizados em um único contrato. Vamos entregar muitos imóveis que estão alugados e estamos  utilizando áreas que nós temos do próprio governo do Estado. Propomos a eliminação da aposentadoria dos ex-governadores, corte de comissionados e de gratificações. Queremos reduzir custos para sobrar recursos para aplicar em educação,esporte, segurança. Já temos previstas várias empresas que querem se instalar no estado. Estamos esperando apenas formalizar o protocolo de intenção, mas são investimentos que chegam a quase R$ 7 bilhões. 
Imaginamos que na medida que o governo federal conseguir aprovar a reforma da Previdência, que é um grande entrave para investimentos externos no país, nós vamos ter um 'boom' muito grande no Paraná, pelo volume de empresas que nos procuram para investir. 
O nosso governo também está muito preocupado em fortalecer o turismo, que é a indústria sem chaminé, e a região dos Campos Gerais será muito beneficiada nisso porque tem um potencial muito grande. 
Além disso, outra boa notícia que tivemos recentemente é que o governo federal licitará as concessões de rodovias que formam o Anel de Integração, inclusive os trechos estaduais, cujos contratos expiram em 2021. Estamos analisando e temos o exemplo daquilo que não devemos fazer, que não deu certo e o modelo que não queremos repetir, protegendo a nossa gente, os nossos empresários". 

Fortalecimento da indústria 
"Todo o governo está voltado para isso. Até mesmo no que se refere à própria Copel, que fez investimentos grandes fora do estado, e agora estamos pedindo para que volte para casa. Temos grande problema com energia, principalmente na questão da agropecuária: muitas das nossas granjas são monofásicas e precisamos passar para trifásicas, pois temos perda de energia em alguns aviários que ocasionam a morte de muitos frangos. Não podemos, em um estado onde tem um volume de energia elétrica tão grande e uma agropecuária tão forte, se preocupar com outros estados brasileiros e deixar  nossa casa de lado, sem fazer os investimentos necessários".

Assumir outros cargos no governo do Estado 
"Além da vice-governadoria não devo assumir cargo em secretaria alguma. Eu pedi para não assumir secretaria porque ficaria preso a uma única pasta e não teria interferência em outras. Então, eu preferi ficar 'solto' no governo, ajudando o Ratinho Junior onde ele precisar, dando minha parcela de contribuição em vários segmentos, pelo conhecimento que tenho , no relacionamento com o comércio exterior, indústrias, o apoio com os governos municipais. Assim, o meu papel é de coringa no governo para ajudar onde for preciso". 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.