em

Ponta Grossa fará 2,1 mil testes para detectar pessoas imunes à covid-19

A partir de segunda-feira (8) a prefeitura, alinhada com a estratégia adotada pela Sesa, iniciará a aplicação de testes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também o monitoramento das pessoas para analisar a circulação do vírus no município.

A nova estratégia irá testar, primeiramente, o grupo de pacientes já monitorados pela Atenção Primária, desde o dia 11 de março, conforme nota técnica da Sesa número 07 de 05 de março de 2020. Sendo 2.182 pessoas testadas, deste quantitativo estão entre 15 anos ou mais 2.164 e menores de 15 anos com comorbidades, 18 pessoas.

“É uma estratégia para identificar a circulação do vírus em um público específico, o que vai gerar um aumento na taxa de positividade de pacientes já recuperados. Com o novo cenário de testagem será possível melhorar ainda mais a análise da nossa matriz de risco, definindo qual a estratégia que o município deve adotar em relação ao isolamento social e atividade econômica”, explica o secretário adjunto de saúde, Dr. Rodrigo Daniel Manjabosco.

Todas as 80 Equipes de Saúde da Família (ESF), das 54 UBS, juntamente com os residentes multiprofissionais, estarão envolvidas nesta busca, realização da coleta e aplicação do teste. As pessoas que farão o teste serão contatadas pela prefeitura.

 

Como será isso?

O Dr. Rodrigo Manjabosco, secretário adjunto de Saúde, respondeu três questionamentos feitos pel Diário dos Campos sobre a testagem rápida:

– Por que pacientes monitorados desde 11 de março só terão teste rápido agora, alguns deles mais de dois meses depois?

Queremos saber se os pacientes monitorados desenvolveram anticorpos. Ou seja, se obtiveram imunidade ao vírus. Esses anticorpos podem aparecer até dois meses depois de o paciente ter passado pela ocorrência da doença.

 

– Qual é o índice de confiabilidade do teste rápido?

O indice de sensibilidade deste exame é 86,43% com especificidade de 99,57%.

 

– Já que são mais de 2 mil pessoas que farão o teste, a ida dessas pessoas até a UBS não aumenta o risco de contrair ou transmitir o vírus?

Vamos usar residentes e UBS para a testagem. A população não fará busca espontânea. Ela será chamada e agendada, em horários específicos, para ir fazer o teste, que não dura mais que 15 minutos. Então, não estará aglomerada, e faremos isso de forma gradativa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.