em

Ponta Grossa ganha praça projetada por alunos

Estudantes da Escola Municipal Zilá Bernadete Bach, em Ponta Grossa, se envolveram em um projeto diferente voltado ao exercício da cidania e apropriação de espaços públicos. As crianças do 5º ano da professora Joycelaine Bach estudaram, desenharam, projetaram, fizeram maquetes e mostraram à prefeitura que era possível não apenas melhorar a rua ao lado da escola, mas construir estacionamento, praça, parque infantil, quadras de esportes, plantar árvores, grama, entre outras ideias.

A construção da chamada “Praça da Família” foi finalizada pelo poder público e entregue nesta sexta-feira (5) para uso da comunidade, no Jardim Dom Bosco.

Com a identificação dos problemas, as crianças passaram a discutir como poderiam fazer para melhorar a cidade, a partir da rua da escola. “Eles perceberam que também têm voz, desde que se organizem para isso”, conta a professora, que mobilizou a escola e vários órgãos e secretarias municipais, além da Educação.

Em sala de aula, um grande campo de conhecimento também foi mobilizado para as crianças. “A gente estudou muitas coisas de matemática, para ver a área que poderia ficar cada coisa, o que poderia ter aqui, estudamos a geografia dos lugares… Foi muito bom, porque aí adquirimos mais conhecimento sobre as coisas”, disse o jovem Rafael Souza, autor da maquete mais votada pelos colegas durante a eleição dos melhores trabalhos.

 

Estrutura

O prefeito Marcelo Rangel ressaltou ainda que a praça foi feita com baixo custo, utilizando materiais recicláveis e foi finalizada em tempo recorde. “Foi tudo muito rápido. Um projeto muito legal, que eu gostaria de ver em outras escolas da nossa cidade, pois envolve educação, projetos, ideias”, disse. A estrutura da nova praça conta com um mini-campo society, quadra de vôlei de areia, academia ao ar livre e parque infantil, além de pergolado, banco e estacionamento. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.