em

Ponta Grossa idealiza ‘Cidade do Conhecimento’

Uma 'Cidade do Conhecimento' poderá ser implantada no município de Ponta Grossa. O projeto está sendo idealizado e busca agrupar diversas frentes da inovação em apenas um espaço, incluindo o Parque Tecnológico, o Instituto Federal do Paraná (IFPR), além de uma montadora de veículos no mesmo local.

A ideia é que a Prefeitura de Ponta Grossa entre com a cessão de um terreno para a construção de um prédio para o funcionamento de uma agência de inovação, aliada com a oferta de cursos do IFPR e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). "A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) se comprometeria a criar neste local um Centro de Inovação, uma montadora de veículos, mantendo ainda o projeto do Parque Tecnológico", disse o reitor da UTFPR, Luiz Alberto Pilatti.

O projeto, segundo Pilatti, vem sendo desenvolvido desde 2010 e uma das primeiras ações que deverão ser implantadas, a curto prazo, será a oferta de cinco cursos técnicos pelo IFPR, voltados para a área de Mecânica e Informática.

Segundo o reitor, a ideia da parceria é de que a Prefeitura disponibilize um local para as aulas, o IFPR entre com os professores, assim como a UTFPR, que também poderá fornecer a estrutura de laboratórios. Parte do custeio virá do Ministério da Educação no valor de R$ 1,5 milhão.

"A Prefeitura está em fase final doação de uma escola municipal, localizada ao lado da UTFPR, e a sugestão que fizemos ao Ministério da Educação (MEC) é de que o Instituto ocupe este espaço por um período que for necessário. Solicitamos ao MEC apenas alguns técnicos administrativos e dois administradores de cursos. A UTFPR entrará com os laboratórios e, dessa forma, conseguiremos garantir o funcionamento de dois cursos presenciais e três de ensino à distância (EAD)", explicou o reitor.

'Cidade do Conhecimento'

Já a 'Cidade do Conhecimento' seria implantada após a união de várias frentes para a idealização do projeto. "Se a Prefeitura ceder o terreno, ela não precisaria fazer a manutenção, apenas um investimento em infraestrutura com ruas e iluminação. Nós, enquanto UTFPR, faríamos a agência de inovação, além da implantação do Instituto, a fábrica e o Parque Tecnológico, que juntos chamamos de Cidade do Conhecimento", apontou Pilatti.

O reitor comenta ainda não haverá necessidade de grande investimento por parte do MEC, do Instituto e da UTFPR. "Talvez o investimento maior fosse da Prefeitura e uma emenda parlamentar por parte do deputado federal Sandro Alex (PSD), que também abraçou esta ideia".

Na sequência, o objetivo será trabalhar politicamente para a entrada de uma ou duas empresas que atuarão no Parque Tecnológico. "A ideia da 'Cidade do Conhecimento' é um grande projeto para Ponta Grossa. O município vai contar com profissionais diferenciados, além de ofertar mais uma instituição federal", acrescentou Pilatti.

Reitor da UTFPR, Luiz Alberto Pilatti, destaca importância do projeto para o município. (Foto: José Aldinan)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.