em

Ponta Grossa incentiva aproveitamento de alimentos

Incentivar o aproveitamento total de alimentos, por meio de receitas saudáveis e nutritivas, é um dos objetivos do Concurso Culinário de Receitas Sustentáveis que será promovido pelo Banco de Alimentos de Ponta Grossa, órgão do Serviço de Obras Sociais (SOS), ligado à Prefeitura Municipal. As candidatas são as mulheres que trabalham como cozinheiras ou auxiliares de cozinha nas entidades assistenciais da cidade.

De acordo com a nutricionista do Banco de Alimentos e responsável pelo concurso, Júlia de Souza Ramos, Esta é a primeira vez que o órgão irá promover uma ação como esta. "O Banco atende as instituições há cerca de 14 anos com oficinas de culinária e neste ano resolvemos ampliar o projeto para que as cozinheiras tenham incentivo para aprender melhor as noções de cardápio; as vitaminas dos vegetais e aproveitamento como um todo, da casca até a semente", explicou.

Para participar, as candidatas irão passar por uma série de wokshops com aulas e receitas sobre alimentos saudáveis para, em seguida, elaborar receitas autorais que farão parte do concurso que acontecerá no mês de maio. A primeira aula, com o tema 'Noções de cardápio e classificação dos alimentos', aconteceu na tarde de ontem e contou com a preparação de caldo de legumes e creme de batata salsa.

Os próximos workshops acontecerão nas próximas semanas com os temas voltados a unidades de medida, tipos de corte, decoração de pratos e alimentos regionais. Entre as receitas que serão repassadas às candidatas estão quiche de grão de bico, torta de chocolate com biomassa, espaguete ao molho de abobrinha com molho de inhame, bolo de casca de abóbora, entre outras receitas.  

Ao todo, já são 14 mulheres inscritas no concurso que atuam em 10 instituições atendidas pelo Banco de Alimentos. "As receitas elaboradas por elas ajudarão a desenvolver a criatividade para aproveitar os produtos da nossa região na elaboração de receitas saudáveis nas entidades assistenciais", apontou Júlia.

Participante

Mariléia de Fátima Freitas Ribeiro, 49 anos, trabalha como cozinheira da instituição Melhor Viver. Ela se inscreveu no concurso com o apoio da entidade e comenta sobre as expectativas. "Estou muito animada, porque sei que será um aprendizado para todas nós. Sempre cozinhei receitas básicas e agora vou aprender a utilizar os ingredientes com mais cuidado", comentou.

Aproveitamento

O aproveitamento integral dos alimentos proporciona a maior ingestão de nutrientes e evita o grande desperdício. Estima-se que 1,3 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados por ano em todo o mundo, segundo a Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO) e um terço dos alimentos produzidos no mundo é desperdiçado a cada ano.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.