em

Ponta Grossa inicia higienização de espaços públicos contra o coronavírus

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ponta Grossa começou, na manhã de sexta-feira (27), com as ações de desinfecção de espaços públicos, ruas e calçadas. O serviço será executado ao longo dos próximos dias pela Ponta Grossa Ambiental (PGA), concessionária de limpeza urbana da cidade. A força-tarefa conta com quatro equipamentos de ionização e veículo de transporte do produto desinfectante.

As atividades estão sendo executadas primeiramente nos pontos de maior risco e maior circulação de pessoas, como hospitais públicos e privados, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e postos de saúde, além do Terminal Central de Ônibus e Calçadão. Posteriormente, demais localidades do município serão definidos pela Prefeitura.

A equipe montada pela PGA é formada por quatro operadores com Ionizador Costal – um equipamento que realiza a transformação do produto líquido em uma névoa – aumentando o alcance do produto e consequentemente a área de desinfecção -, e mais dois ajudantes para conter a circulação de pessoas no momento da aplicação do produto.

Produto utilizado é um desinfectante de última geração, com ação imediata. (Foto: Fábio Matavelli)

 

Segurança

Apesar de não gerar riscos às pessoas ou animais, a aplicação do produto é feita com a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), e a circulação de pessoas pode prejudicar o bom andamento do processo de desinfecção.

Produto  

Já o produto utilizado é um desinfectante de última geração, com ação imediata, que tem efeito esterilizante contra bactérias, fungos, vírus e outros patógenos. Informações da PGA apontam que o produto é largamente utilizado em indústrias alimentícias para limpeza e higienização de ambientes e também foi utilizado na China para contenção da Covid-19.

Após aplicado, o produto cobrirá as superfícies de contato (grades, ruas, calçadas, postes, guarda-corpos, corrimãos, etc.). A sua taxa de permanência é de médio prazo, e deverá ser reaplicado em caso de chuva. Por fim, o desinfectante também é biodegradável, ou seja, não gera riscos ao meio ambiente.

 

Confira o vídeo:

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.