em

Ponta Grossa participa de 2ª fase de pesquisa sobre propagação do coronavírus

A Prefeitura de Ponta Grossa, no Paraná, informou que, a partir desta quinta-feira (4), uma equipe do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) percorrerá os bairros para realizar a 2ª fase da pesquisa que mede o nível de imunização da população ao coronavírus. Ao todo, 133 cidades fazem parte da amostra coletada para o estudo e Ponta Grossa é um dos municípios onde será realizado o mapeamento. A segunda fase termina na sexta-feira (6).

A iniciativa é comandada pelo Centro de Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com o apoio do Ministério da Saúde, que disponibilizou testes rápidos de coronavírus para a realização da avaliação.

Para o estudo, os pesquisadores vão até as residências e questionam se há algum morador que queira participar da entrevista, de forma voluntária. As pessoas que demonstrarem interesse serão submetidas ao teste rápido, através da coleta de sangue. Durante esta etapa, apenas um morador por casa poderá participar. Caso o teste constate positivo para um caso, todos os residentes da mesma moradia também poderão fazer os testes. 250 entrevistas por município deverão compor o estudo nesta primeira etapa.

O intuito da pesquisa é verificar a probabilidade da quantidade de infectados, a velocidade com que o vírus está se espalhando e a taxa de letalidade da doença. Posteriormente, estratégias de saúde serão elaboradas para combater a pandemia no país.

Para saber mais sobre o projeto, acesse o site do Ministério da Saúde ou entre em contato pelos telefones 0800-800-5000, (11) 3335-8583, (11) 3335-8606, (11) 3335-8610. Duvidas também podem ser sanadas pelo e-mail: [email protected].

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.