em

Ponta Grossa recebe Fórum de Controle Social

Nesta quarta-feira (16), o Tribunal de Contas do Paraná promove em Ponta Grossa o Fórum de Controle Social, para treinar entidades sobre como efetuar o controle do gasto do dinheiro público. Com isso pretende ampliar a participação da sociedade na fiscalização, através dos observatórios sociais, conselhos, clubes de serviço, entre outros. O Fórum acontece a partir das 9 horas, no campus local da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTF-PR).
Em paralelo, o TCE está implantando uma reforma que muda sua atuação – e passa a atuar de forma preventiva, em tempo real, priorizando a fiscalização in loco, para obter resultados mais imediatos para a população. Ao mesmo tempo, o Tribunal iniciou a fiscalização in loco de 100 municípios do Paraná, com equipes multidisciplinares e passa a cruzar bancos de dados sobre os gestores (prefeituras, Receita Federal, Cadin, etc), amplia a análise preventiva das licitações, passa a realizar exames in loco de obras viárias com utilização de laboratórios, dentre outras ações. Entre as obras já fiscalizadas nas últimas semanas está a duplicação da avenida Visconde de Taunay. O resultado da análise do laboratório sairá nos próximos dias.
Neste ano, os Fóruns de Controle Social serão levados também a Francisco Beltrão (24 de maio), Foz do Iguaçu (5 de junho), Cascavel (7 de agosto) e Curitiba (14 de agosto). 
Os primeiros eventos de 2018 foram realizados em Londrina e Maringá. “Nosso objetivo é estimular o controle social, para engajar a sociedade na fiscalização das políticas públicas, de modo que o próprio controle social busque as soluções para as questões locais, com a orientação do Tribunal”, afirma o presidente do TCE-PR, conselheiro Durval Amaral.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.