em

Ponta Grossa registrou 6,2 mil blecautes em 2019

Ponta Grossa registrou um total de 6.249 desligamentos de energia acidentais, ao longo do ano 2019. Os dados foram levantados pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), a pedido do Diário dos Campos, e se referem a todas as situações que poderiam ser evitadas, o que inclui a intervenção de objetos estranhos na rede (151 casos), as colisões de veículos contra postes (211 casos) e os curto-circuitos provocados por animais (472).

Nessa época do ano, por conta do período de férias, aumentam os casos de blecautes provocados por objetos estranhos na rede, uma vez que as pipas estão entre os campeões nesse quesito. Em 2019, os desligamentos ocasionados por objetos foram em número 14% maior que o verificado no ano anterior, quando foram 132 casos.

Em todo o Paraná, a companhia registrou 5.248 interrupções no fornecimento de energia provocadas pelo contato de pipas e outros objetos com a rede elétrica, número que subiu frente ao ano anterior, quando houve 5.053 ocorrências pelo mesmo motivo. No ano passado também foi registrado um acidente por choque elétrico relacionado à brincadeira com pipas. A situação foi em Ponta Grossa, em junho, quando um menino de aproximadamente 10 anos ficou ferido após receber uma descarga elétrica, na região do Costa Rica.

De acordo com familiares da criança, ela tentava pegar uma pipa que havia se enroscado, quando encostou uma vara de bambu na rede elétrica, e teve queimaduras nas mãos e nos pés, sendo encaminhado consciente ao Hospital da Criança.

 

Estatísticas

No período de férias, soltar pipas é uma brincadeira comum. A Copel alerta que o divertimento pode causar acidentes graves e desligamentos na rede elétrica, se não forem observados os cuidados com a segurança. Conforme as estatísticas, Ponta Grossa foi uma das que apresentaram maior aumento no número de desligamento acidentais por esse motivo, no período analisado. Entre os municípios com maior número de habitantes atendidos pela Copel, apenas Cascavel também verificou crescimento. As demais cidades tiveram redução nos blecautes, em situações que poderiam ter sido evitadas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.