em

Ponta Grossa segue como maior produtora de feijão no Paraná

Enquanto a primeira safra de feijão registrou baixa de 28% na produção na região de Ponta Grossa, a segunda contou com um aumento de 54% em relação ao mesmo período do calendário anterior. Os dados são da estimativa do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab). Na segunda safra de 2018/2019 o grão rendeu 106,4 mil toneladas na região, o correspondente a 26% de toda a produção paranaense; na mesma época da safra 2017/2018 o total havia sido pouco superior a 69,1 mil toneladas.

O rendimento também melhorou: enquanto na segunda safra de 2017/2018 a média obtida no núcleo regional de Ponta Grossa foi 1.648 kg/ha, na de 2018/2019 o registro é de 2 mil kg/ha; resultado 21% melhor do que o anterior – considerando todas as unidades produtivas do Paraná, a média de rendimento foi de 1.773 kg/ha.

Porém, para o economista Luiz Alberto Vantroba, do Deral, o rendimento ficou abaixo do que o esperado. “Melhoramos em relação ao ano passado, mas ainda assim estamos abaixo no nosso potencial. A cultura do feijão poderia chegar num patamar de 2,2 mil kg/ha, mas o clima atrapalhou um pouco”, aponta ele.

Já em relação à área produtiva a participação da região de Ponta Grossa também aumentou em relação ao ano-calendário anterior: nesta segunda safra o núcleo foi responsável por 23% dos hectares paranaenses com plantio de feijão, totalizando 53,2 mil hectares – um aumento de 26,7%, contra a variação de 8% no total do estado.

Esta segunda safra já conta com 100% da área plantada e aproximadamente 65% colhida. Cerca de 90% do feijão paranaense encontra-se na fase de maturação, enquanto a estimativa do Deral é de que apenas 10% está em maturação. A condição, em sua maior parte, é boa (72%), enquanto 22% da produção é categorizada como média e 6% ruim. Os dados equivalem ao estudo publicado pela Seab no final do mês de maio.

Ponta Grossa segue como maior produtora

Com uma participação ainda maior no total produtivo do estado – que na primeira safra foi de 23% – na segunda safra o feijão da região de Ponta Grossa foi responsável por 26% das mais de 408,7 mil toneladas que renderam em todo o Paraná. As 106,4 mil toneladas produzidas no núcleo regional são bem superiores às regiões que vem adiante no ranking de quantidade de produção: 63 mil toneladas em Francisco Beltrão e 59,6 mil em Pato Branco; na primeira safra, além de Ponta Grossa as outras maiores produtoras foram Curitiba e Irati.

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.