em

Ponta Grossa tem 20% dos testes rápidos com resultado positivo

A prefeitura de Ponta Grossa começou a fazer uso, na semana passada, dos testes rápidos para identificar possíveis casos de covid-19 no município. Em cerca de uma semana, foram aplicados 50 testes desse tipo, dos quais 10 tiveram resultado positivo. Com 20% dos testes identificando um novo infectado, o número de casos confirmados na cidade aumentou sensivelmente, uma vez que o município vem apresentando, em seu boletim diário da covid-19, a soma das confirmações pelo teste rápido e pelo PCR.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o boletim do Governo do Estado também considera as confirmações obtidas pelo teste rápido, porém demora um pouco mais para fazer a inclusão. Essa diferença faz com que o boletim da Sesa-PR tenha apresentado, até segunda-feira (18), 33 casos confirmados da covid-19 em Ponta Grossa, enquanto que o boletim municipal apresenta 41 casos confirmados.

Os testes rápidos levantaram dúvidas, no início de sua utilização, porque têm um percentual de erro. Mas, segundo o município, a dúvida é maior em relação a resultados negativos. “O teste é 99% específico, então o positivo é positivo, não ficam dúvidas. Para o negativo existe a questão da sensibilidade de 86%”, detalha a prefeitura. O exame usado pelo município é feito por meio da coleta de sangue e enviado para laboratório do próprio município.

 

Monitoramento

O número de pessoas monitoradas na cidade caiu bastante nesta semana. No dia 11 elas eram 1.666. Nessa segunda-feira (18) eram 764. As pessoas são monitoradas quando apresentam sintomas da doença ou tiveram contato com pacientes confirmados. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, um dos motivos para a rápida redução pode ser devido à recuperação de profissionais de saúde infectados. Em Ponta Grossa, eles foram 14 (34%) confirmados até o momento. Quando eles são considerados recuperados, aqueles com quem eles tiveram contato antes do isolamente – e que habitualmente são muitas pessoas – também deixam de ser monitorados, porque são igualmente considerados curados.

 

Óbitos

O município investiga um óbito suspeito, e já descartou outros 15 que poderiam ter a covid-19 como causa. Na tarde de ontem, um idoso de 82 anos faleceu em residência, e o sepultamento ocorreu em seguida. Ainda não há confirmação se o procedimento foi esse em decorrência da suspeita da covid-19.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.