em

Ponta Grossa tem 48% dos casos de covid-19 recuperados

Levantamento feito pelo Diário dos Campos através do boletim diário da covid-19 divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) demonstra que Ponta Grossa tinha, até as 17 horas dessa segunda-feira (18), uma taxa de 48,4% de recuperação entre os pacientes confirmados com a doença.

Dos 33 casos positivados, 16 foram considerados curados, e apenas 17 ainda estavam com o vírus ativo. A prefeitura de Ponta Grossa afirma que já são 41 confirmados, e aponta taxa de 58,5% de recuperação.

A cidade, entre as cinco maiores do Paraná, era a única que não tinha nenhum óbito causado pelo novo coronavírus. A prefeitura atribui isso à implantação rápida de medidas de contenção ao contágio no início da pandemia.

No Paraná, os casos de covid-19 são confirmados por dois critérios: o laboratorial e o clínico epidemiológico. Pelo critério laboratorial é utilizado para pacientes testados por PCR em tempo real pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-PR), Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e de laboratórios habilitados nos moldes do Decreto 4261/2020 ou por testes rápidos validados pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

O critério clínico epidemiológico é utilizado nos pacientes em que não foi possível realizar coleta e com histórico de contato próximo ou domiciliar, nos últimos sete dias antes do aparecimento dos sintomas, com caso confirmado por PCR para covid-19.

 

Acompanhamento

O número de recuperados em Ponta Grossa está acima da taxa nacional e abaixo da estadual. A variação também é grande entre os municípios do Paraná. No entanto, é importante destacar que é um percentual bastante flutuante, porque depende do acompanhamento dos pacientes para a obtenção de grau satisfatório de precisão.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.