em

Ponta Grossa tem menos casos de covid-19 e alto índice de pessoas com anticorpos

Uma pesquisa do Ibope, realizada em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), e financiada pelo Ministério da Saúde, em 133 cidades do Brasil, apontou que Ponta Grossa tem menos casos de covid-19 confirmados e maior índice de pessoas com anticorpos da doença se comparada a outras cinco maiores cidades do Paraná que também fizeram parte do estudo.

A pesquisa Epicovid19-BR foi realizada entre os dias 14 e 21 de maio em 99.750 casas em 133 cidades espalhadas por todos os estados do Brasil, os pesquisadores concluíram 25.025 entrevistas e testes para o coronavírus em pessoas assintomáticas, ou seja, que não apresentaram qualquer sintoma da doença. Em 90 cidades, incluindo 21 das 27 capitais, foi possível testar pelo menos 200 pessoas selecionadas por sorteio.

No conjunto dessas 90 cidades, a proporção de pessoas com anticorpos, que significa que já tiveram ou têm o coronavírus, foi estimada em 1,4%, podendo variar de 1,3% a 1,6% pela margem de erro da pesquisa.

Em Ponta Grossa, foram realizados 250 testes com quatro resultados positivos. A pesquisa no município apontou ainda que 1,7% apresentou anticorpos para a covid-19 e nenhuma morte. Até a última terça-feira (26), o boletim estadual apontava para 62 casos positivos da doença registrados no município.

O estudo também foi aplicado nas cidades de Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Londrina e Maringá. Em Cascavel, foram aplicados 248 testes com um caso positivo. Até a última terça, o município contava com 286 casos confirmados. Curitiba teve 217 testes aplicados, com nenhum confirmado a partir do estudo. Na última terça, a capital havia registrado 816 casos de covid.

No município de Londrina, 244 testes foram aplicados e nenhum confirmado. O último boletim registrado na terça mostrava 317 casos da doença. Em Maringá, a pesquisa aplicou 250 testes, sem nenhum confirmado. Já o boletim oficial apontou para 118 casos da doença até a última terça. Já em Guarapuava, foram 250 testes aplicados, sem resultados positivos. No último boletim oficial, o município havia registrado 23 casos confirmados de covid-19.

Com exceção de Ponta Grossa, os outros municípios parananenses citados no estudo apontaram resultado de 1% para pessoas que desenvolveram anticorpos da doença. (Confira os detalhes no quadro).

Resultados da pesquisa nos municípios do PR

MunicípioTestes realizados           Confirmados% Anticorpos
Cascavel   248   11%
 Curitiba                     21701%
Guarapuava 250                                  01%
Londrina24401%
Maringá     25001%
Ponta Grossa          25041,7%

Fonte: Pesquisa Epicovid19-BR – Ibope e UFPEL 

Ainda na manhã de quarta-feira (27), o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, falou sobre a pesquisa em seu programa de rádio. Em suas redes sociais, o prefeito também postou uma parte do estudo onde revelou que Ponta Grossa possui estimativa de casos da doença em torno de 5.980, o que significa que estas pessoas podem ter contraído a doença e já se curado.

Números absolutos

O estudo destaca que os resultados dessas 90 cidades não devem ser extrapolados para todo o país, nem usados para estimar o número absoluto de casos no Brasil, pois são cidades populosas, com circulação intensa de pessoas e que concentram serviços de saúde.

A dinâmica da pandemia, portanto, pode ser distinta da observada em cidades pequenas ou em áreas rurais. Mesmo com esses cuidados a equipe científica da pesquisa comenta que “o mais importante é saber que a contagem de casos de infecção por coronavírus no Brasil agora deve ser feita em milhões, e não mais em milhares”.

Os dados da pesquisa estimam que, para cada caso confirmado de coronavírus nessas cidades, existem 7 casos reais na população. Sobre esses resultados, os pesquisadores comentam que “não é por acaso que o logotipo do Epicovid19-BR remete a um iceberg. Os casos confirmados, que aparecem nas estatísticas oficiais, representam apenas a ponta visível de um iceberg cuja maior parte está submersa. Para conhecer a magnitude real do coronavírus, é obrigatória a realização de pesquisas populacionais”.

O número de sete vezes mais casos na população do que o apresentado nas estatísticas oficiais preocupa os pesquisadores. “De cada 7 pessoas com o coronavírus, apenas uma sabe que está ou esteve infectada. Isso é preocupante, visto que as demais 6 pessoas que não sabem da infecção podem, involuntariamente, transmitir o vírus para outras pessoas”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.