em

Ponta-grossenses apostam em novos negócios e MEIs crescem 3.500%

A reportagem do jornal Diário dos Campos entrevistou a coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação e também coordenadora da Sala do Empreendedor, Tônia Mansani. A profissional trabalha há oito anos na Prefeitura de Ponta Grossa e conta sua trajetória como articuladora para tornar o trabalho de formalização dos microempreendedores individuais (MEIs) uma referência no país inteiro. Mansani destaca o aumento do número de empreendedores na cidade e qual a programação para 2019.

Carreira profissional

Eu tenho formação em serviço social e fiz mestrado em gestão de negócios. Eu tinha passado em concurso público na prefeitura e estava esperando me chamarem. Quando em 2011, ainda na gestão do prefeito Wosgrau, fui convidada para começar esse trabalho que ainda era novo na gestão municipal. A legislação federal do MEI tinha sido regulamentada e a prefeitura queria começar a formalizar os empreendedores. Em 2012, quando o prefeito Marcelo Rangel assume, a Sala do Empreendedor começa a tomar forma para chegar a que está hoje, uma base sólida de serviços prestados na cidade.

O início da Sala do Empreendedor

No começo tudo ainda era muito novo e fazíamos o serviço de mera formalização do MEI. Consegui trazer o banco social, que antes ficava na Agência do Trabalhador, para a sala, já que esse serviço é focado no empreendedor e com isso começamos a olhar de fato para o empreendedorismo e como ele deveria ser maior em Ponta Grossa. Então nasce uma política pública para os MEIs, com o aumento da estrutura física da sala, aumento de funcionários na equipe para atender as pessoas e assim conseguimos consolidar esse serviço.

Avanços da Sala

Hoje nós conseguimos ter um atendimento com alta qualidade e esse retorno nós temos dos empreendedores. Em 2011 começamos com 50 formalizações no ano e em 2018 conseguimos bater o número de 1.800 MEIs formalizados na sala. É um número impressionante que diz muito sobre o cenário econômico da nossa cidade. Podemos ver que são mais de mil pessoas que não estão indo na Agência do Trabalhador, que não estão solicitando seguro desemprego e que querem abrir o próprio negócio para gerar renda e emprego. O MEI ele pode ter até um funcionário e o que vemos com as formalizações, que são pessoas da família ou próximas que conseguem mais um emprego. Nós prestamos todo o auxílio para o empreendedor, desde a formalização até uma consultoria de negócios para entender qual é o perfil da pessoa e qual melhor área para ela empreendedor. Desse modo, conseguimos consolidar essas novas empresas que são abertas para que elas possam crescer e continuar gerando essa renda e emprego no município.

Perfil do MEI ponta-grossense

Temos 50% homens e 50% mulheres que formalizam a sua empresa, mas percebemos que cada vez mais os jovens estão empreendendo, principalmente na área de tecnologia, vendas de roupas e bijuterias e eles usam isso como um complemento de renda. Já as pessoas a partir dos 35 anos estão começando a empreender no mercado pet e na área de gastronomia. Percebemos que o MEI de Ponta Grossa chega na sala já com a ideia da empresa pronta, com local que vai trabalhar e tudo planejado. O que é um perfil bem diferente de várias cidades que visitamos prestando consultoria, onde vemos que as pessoas abrem uma empresa por necessidade quando perdem o emprego ou não conseguem se encaixar mais no mercado de trabalho. Outro fator é que o MEI ponta-grossense tem uma escolaridade alta e pelo menos 25% já concluíram o ensino superior, além disso, constatamos que as novas empresas estão sendo abertas nos bairros e não na área central, como acontecia antes. Principalmente os bairros de Uvaranas, Santa Paula e Contorno estão em destaque na abertura de novos MEIs para fomentar a economia desses locais e também em alguns conjuntos habitacionais novos.

Sala do Empreendedor em 2019

Esse ano vamos mudar algumas coisas no nosso atendimento e nossa estrutura física. Estamos há dois anos no espaço entrada da Prefeitura e com o crescimento dos MEIs, a sala já está quase pequena para tantos atendimentos. Pensando que teríamos essa demanda grande, nós lançamos a sala digital do empreendedor (saladoempreendedor.pontagrossa.pr.gov.br) e lá fica toda a informação disponível para quem quiser se formalizar, emitir notas, explicação de procedimentos e declarações e outros serviços. Em 2019 vamos trabalhar a autonomia do MEI, ou seja, queremos que ele não dependa de nós para realizar procedimentos básicos que ele pode fazer pelo site. Ano passado batemos a marca de 54 mil atendimentos na sala e esse ano queremos baixar para 40 mil. De forma alguma vamos ‘abandonar’ o MEI, mas entendemos que ele consegue fazer da sua casa alguns processos e isso só o ajudará para consolidar e crescer a empresa. E também iremos desenvolver a capacitação desses profissionais, já temos mais de 100 oficinas marcadas em parceria com outras instituições para que o empreendedor aprimore o seu negócio e com isso movimente a economia da nossa cidade.

Número de formalizações de MEIs na Sala do Empreendedor

Ano

MEIs

2011

50

2012

267

2013

962

2014

1337

2015

1206

2016

1134

2017

1428

2018

1800

Fonte: Sala do Empreendedor de Ponta Grossa

Tônia Mansani coordena a Sala do Empreendedor há oito anos (foto: José Aldinan)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.