em

População recebe orientações sobre saúde do coração

Em comemoração ao Dia Mundial do Coração, o curso de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou, na última sexta-feira (18), uma ação no Parque Ambiental para orientar a população sobre o assunto. Além das orientações, as pessoas que passaram pelo local puderam fazer avaliação da glicemia capilar e aferição da pressão arterial.

Para este sábado, a partir das 9 horas, haverá um ciclo de palestras no grande auditório da UEPG Central. Ao todo, estão programadas quatro apresentações, sendo: “Desmistificando os fatores de risco para doenças cardiovasculares”, “Hábitos de vida saudáveis para a promoção de saúde”, “Exercício físico: quando e como fazer” e “Alimentação saudável com graça e sabor”.

O objetivo da campanha é esclarecer a população sobre os fatores de risco para as doenças cardiovasculares, o potencial deletério das mesmas, bem como, incentivar a adoção de hábitos de vida saudáveis que contribuam para mudar esse quadro. “Nesse sentido, o Dia Mundial do Coração oportuniza a organização de campanhas para a orientação das pessoas sobre esse tema”, explica Sturzeneker.

 

Segundo o professor Mário Sturzeneker, coordenador do evento, “as doenças cardiovasculares (DCV) são a principal causa de mortalidade em todo o mundo, sendo responsáveis por aproximadamente 30% dos casos fatais. A prevalência de fatores de risco, como hipertensão arterial sistêmica, obesidade e diabetes vem aumentando significativamente nas últimas décadas e outros fatores de risco para as DCV como tabagismo e sedentarismo são significativamente prevalentes na população adulta em geral”, afirma.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.