em

Prazo para declaração do imposto de renda termina em um mês; metade de Ponta Grossa ainda não entregou o documento

O prazo para a entrega da declaração do imposto de renda foi estendido de 30 de abril para 30 junho neste ano devido à pandemia do novo coronavírus. Porém, apesar de ter iniciado no dia 2 de março, nem metade das declarações esperadas em Ponta Grossa foram entregues: até às 23h59 desta quinta-feira (28) apenas 32.763 dos 69 mil documentos aguardados foram enviados à Receita Federal – menos de 47,5%.

Nos 62 municípios abrangidos pela delegacia regional a porcentagem é um pouco maior, mas mesmo assim baixa considerando o tempo decorrido desde o início do prazo: 50,4% das declarações esperadas foram entregues.

Quem não entregar a declaração dentro do prazo pode receber uma multa e cair na malha fina – mesma sanção aplicada para quem tiver inconsistências no relatório e não regularizar a sua situação. “24 horas após transmitir o documento o contribuinte já pode fazer a consulta para alterar informações que foram identificadas como discrepantes”, explica o delegado local da Receita Federal, Demetrius de Moura Soares.

Restituições já foram iniciadas

Foi liberado nesta sexta-feira (29) o primeiro lote da restituição do imposto de renda referente ao exercício de 2020. Ao todo, 4.762 contribuintes da região receberam R$ 7,87 milhões, que também incluem declarações dos exercícios 2015 a 2019, além de 2020. Deste ano, o lote contempla as declarações entregues por cidadãos acima de 60 anos ou aqueles que informaram possuir doença grave ou deficiência física ou mental. Os pagamentos dos demais contribuintes serão priorizados de acordo com a data da última declaração entregue do respectivo exercício. 

 Confira as regras e mudanças para a declaração do imposto de renda deste ano

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.