em

Prédio cedido à Prefeitura se deteriora à espera de uso

 

 

 

 

 

 

 

 

Quem passa em frente ao antigo prédio do Fórum da Justiça do Trabalho de Ponta Grossa, localizado no Bairro Uvaranas, vem acompanhando a gradativa destruição do imóvel ao longo dos últimos quatro anos. O espaço foi cedido, em caráter permanente, pela União ao Município em 2014 e vem se deteriorando enquanto aguarda destinação.

Inicialmente, o prefeito Marcelo Rangel anunciou que o local serviria para instalações da Secretaria de Saúde. “O prédio que abrigou por muitos anos a Justiça do Trabalho é um símbolo de serviço, atendendo […] mais de mil pessoas por dia. Continuará a ser um centro de atendimento à população”, disse Rangel ainda em 2013, e reafirmando a proposta em 2014, durante a inauguração do novo Fórum.

Mas, desde então, o antigo prédio está desocupado. Localizado em Uvaranas, próximo ao campus da Universidade Estadual de Ponta Grossa, o imóvel se tornou abrigo para usuários de drogas, vândalos e andarilhos. Como consequência, quase nada restou da estrutura ali existente. Apenas um arame mantém o portão parcialmente fechado.

O mato tomou conta do entorno do edifício, que hoje não possui quase nenhuma janela ou porta. Pouca coisa sobrou dos banheiros. Teto e piso foram danificados. O sistema elétrico já não existe. Estruturas metálicas que organizavam a fiação elétrica foram destruídas e a fiação arrancada. Uma grande peça do que parece ter sido uma porta giratória é o último símbolo de um prédio que já foi exemplo de segurança e ordem.

Nos fundos, grandes caixas de concreto aparentemente usadas para passagem da fiação elétrica estão abertas e acumulam água parada. Há pedaços de equipamentos eletrônicos como ar-condicionado e até o que sobrou de um cofre.

Reforma

Somente no final do ano passado a Prefeitura colocou uma placa em frente ao prédio, indicando sua utilização. “Em breve aqui futuras instalações da Secretaria Municipal de Educação”, aponta a inscrição. A assessoria de imprensa da Secretaria de Educação (SME) informou que o projeto para a instalação da nova sede já foi finalizado pela Secretaria de Infraestrutura e Planejamento e encaminhado para a Procuradoria Geral do Município dar o parecer relacionado à licitação. O imóvel oferece o espaço de 1.800 metros quadrados de área construída, e possibilidade de ampliação em sua área externa. Segundo a assessoria, a própria SME retirou a maior parte da estrutura removível (portas, janelas, entre outros) para evitar maiores perdas por furtos ou vandalismo, mas não informou se os materiais retirados serão novamente utilizados.

 

Nova sede de Educação

O objetivo é iniciar as obras de recuperação do prédio ainda em 2018, e transferir toda a estrutura administrativa da SME, com cerca de 120 pessoas, em 2019, atendendo a demanda de mais de 4 mil funcionários lotados em 144 unidades educacionais. O novo imóvel também precisará ter espaço de auditório para 300 pessoas, que deve ser usado pela equipe pedagógica do Município. As obras no prédio ainda não estão orçadas, mas a Prefeitura garante que será utilizada apenas verba já existente na pasta da SME, destinada a reformas. O Município ainda não definiu qual será o uso do espaço que ficará vago no prédio da Prefeitura. 

Interior do prédio está totalmente danificado (Fábio Matavelli)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.