em

Prefeito de Carambeí recebe com preocupação notícia de suspensão do abate de frangos na BRF

O Prefeito Osmar Blum (PSD) e o vice-prefeito Leon Larocca (DEM) receberam na tarde desta quarta-feira (03) o gerente industrial da BRF Carambeí, Herberto Dupont e a gerente executiva de Relações Institucionais da BRF, Ana Carolina Carregaro, que informaram oficialmente a administração municipal sobre a suspensão, por até cinco meses, do abate de frangos, na unidade do município, a partir de 27 de maio de 2019.

A justificativa da paralisação é devido aos estoques da empresa. "A decisão reforça a estratégia já anunciada de manter os estoques em níveis adequados para a operação da companhia, ao mesmo tempo em que priorizará gestão da oferta para assegurar o equilíbrio do sistema produtivo".

Questionados em relação à manutenção dos postos de trabalho, os representantes disseram que estão em negociação com o sindicato que representa a categoria. A previsão é que em torno de 1,2 mil trabalhadores sejam afetados com a paralisação.

O prefeito declarou que recebe a notícia com preocupação e espera que a readequação proposta pela empresa tenha sucesso num curto prazo e retorne a produção o quanto antes. Blum informou ainda que vai a Curitiba nesta quinta-feira (4), onde se reunirá com o Secretário de Estado da Infraestrutura e Logística e deputado federal, Sandro Alex, para tratar do tema. Blum deverá se encontrar nos próximos dias com o secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara e com o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) para pedir o apoio do Estado na questão da BRF.

Nesta quarta-feira, a empresa também divulgou nota à imprensa, confira na íntegra:

A BRF informa que suspenderá, por até cinco meses, o abate de frangos na unidade de Carambeí (PR) a partir de 27 de maio de 2019.

A decisão reforça a estratégia já anunciada de manter os estoques em níveis adequados para a operação da companhia, ao mesmo tempo em que priorizará gestão da oferta para assegurar o equilíbrio do sistema produtivo.

A demanda atendida atualmente pela fábrica de Carambeí poderá ser integralmente garantida por outras unidades da BRF, sem impacto no atendimento a mercados e clientes.

Como parte desse processo, a BRF também já deu início às negociações com o sindicato representante da categoria para discutir alternativas que viabilizem a manutenção dos postos de trabalho.

A companhia ressalta que todos os termos contratuais vigentes serão honrados junto aos atuais produtores da região, que estão sendo contatados a partir da data de hoje para tratar dos próximos passos e sanar eventuais dúvidas.

A BRF esclarece ainda que, neste período, as atividades administrativas, expedição, higienização, manutenção e utilidades serão mantidas na unidade.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.