em

Prefeitos iniciam debate sobre demandas regionais

Após debater demandas municipalistas nacionais durante a 22ª Marcha à Brasília, prefeitos da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) iniciaram debate sobre demandas regionais a serem encaminhadas aos Governos Estadual e Federal. Eles estiveram na tarde desta quarta-feira (17) na sede da AMCG para sua reunião ordinária do mês de abril. “Temos várias questões a trabalhar juntos”, explicou o presidente da entidade o prefeito de Telêmaco Borba, Marcio de Matos.
Entre as questões debatidas pelos prefeitos, as mais destacadas foram na área da saúde e da segurança. Como a melhoria dos efetivos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar na região que envolve Telêmaco Borba. “Lá temos um Corpo de Bombeiros que hoje atua com 40 profissionais. Se transformássemos em Batalhão seriam mais de 100”, enumerou o presidente, lembrando ainda do Batalhão da PM que hoje tem capacidade para atuar com 400 policiais, e há somente pouco mais da metade em atuação.
A questão do Instituto Médico Legal (IML) também foi citada entre os gestores, já que o de Ponta Grossa estaria sobrecarregado. Na área da saúde, o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, solicitou apoio de todos os prefeitos para cobrar a continuidade do Programa Mais Médicos do governo federal. “Os municípios já perderam muitos profissionais e vão perder muito mais”, disse. A demanda foi também foi levantada durante a Marcha dos Prefeitos. “Temos que fazer um movimento pela sua Defesa”, explicou Rangel.
Outros municípios da AMCG destacaram ainda a questão das rodovias que cortam a região. A pavimentação da BR-487 entre Ipiranga e Ivaí, a Retomada da Transbrasiliana, além de trechos da PR-440 entre Tibagi e o distrito de Caetano Mendes e da BR-153, devem estar entre as demandas junto ao Governo do Estado. 

Cultura
Durante a reunião dos prefeitos foi tratado ainda do novo projeto da AMCG Cultura. Os ‘Contos e Lendas dos Campos Gerais’ será finalizado com um documentário e uma coletânea de livros. “Estamos fazendo um resgate dos contos e lendas, envolvendo a terceira idade e as crianças em todos os nossos municípios”, conta a diretora da AMCG, Katiane Pires Ferancini.
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.