em

Prefeitura alerta sobre tuberculose e realiza rastreamento de pacientes

No próximo domingo (24) é feita a alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, uma doença que tem cura, porém se descoberta precocemente e se o tratamento for feito corretamente, sem interrupções. Só em 2019 a Fundação Municipal de Saúde (FMS) já registrou 34 casos no município de Ponta Grossa.

É comum que o paciente sofra com alguns sintomas característicos da doença, como: tosse há mais de duas semanas, febre alta dores na região do tórax, falta de ar, sensação de mal-estar, perda de peso considerável e palidez. “É importante estar atento e observar o desenvolvimento da doença, para que ela possa ser analisada corretamente pelo médico pneumologista”, destaca o coordenador do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Jean Zuber.

Em 2017 a prefeitura de Ponta Grossa, através do SAE, lançou o projeto Respira Princesa Campos para realizar a estratificação de pacientes potenciais para a doença. Esta iniciativa continua sendo realizada pelo SAE e pelas Unidades Básicas de Saúde. “É preciso testar 1% da população, em um determinado período, por exemplo, em um ano. O Ministério da Saúde solicita que faça 3.500 coletas de escarro, dos 1%, 4% estarão com tuberculose, por isso a necessidade de intensificar este trabalho”, explica Zuber.

A tuberculose é uma doença altamente contagiosa, pode ser facilmente transmitida pelo ar, saliva ou a partir do contato direto com outros tipos de secreções corporais do indivíduo contaminado pela bactéria. O problema é considerado grave e pode afetar diferentes órgãos do corpo.

Tratamento

O indivíduo que estiver com tosse há mais de duas semanas, febre, suor, emagrecimento deve procurar sua unidade de saúde de referência, passar por uma avaliação e ser encaminhada para realizar exames. O encaminhamento também pode ser feito no SAE.

O remédio de tuberculose é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e ele deve ser retirado no SAE. A tuberculose tem cura, basta realizar corretamente os 6 meses de tratamento. As Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) realizam um acompanhamento diário dos pacientes.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.