em

Prefeitura atende 100 pessoas por dia em vulnerabilidade social

A Prefeitura de Ponta Grossa recebe em média 100 pessoas por dia nos locais que oferecem atendimento para pessoas em vulnerabilidade social. Atualmente, a cidade conta com cerca de 120 pessoas em situação de rua e 65 pessoas que são moradores de rua. O município de Ponta Grossa possui dois órgãos públicos que atendem essa população específica, o Centro POP e Abordagem Social.

O Centro POP oferta atendimento especializado com assistentes sociais e psicóloga e oferece café da manhã, vale almoço (no restaurante Popular), lanche da tarde, banho, máquina para lavar as roupas, guarda de pertences, passagens intermunicipais.

Já o Serviço de Abordagem Social dispõe de uma equipe que realiza busca ativa nas ruas ou verificam denúncias para atender casos de violação de direitos que se encontram nas ruas. O público do serviço de abordagem são: crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias em situação de risco pessoal e social que utilizam os espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência.

A diretora de proteção social especial,Thaís Verillo, conta que com o frio intenso os funcionários procuram divulgar ainda mais os serviços para que as pessoas procurem esses locais que possuem atendimento. "Em alguns dias nós estendemos nosso horário de atendimento para atender a demanda e procuramos sempre falar sobre esse locais, para que nos procurem e possam ser acolhidos", explica.

O Serviço Especializado em Abordagem Social disponibiliza um telefone de plantão, onde os munícipes poderão entrar em contato caso encontrem alguém dormindo na rua, nas noites geladas da cidade. As chamadas devem ser feitas para o 42 98872-3820.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.