em

Prefeitura cria corredor ecológico no Parque Ambiental

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiental, realizou nesta sexta-feira (21) uma ação comemorativa ao Dia da Árvore, com o plantio de um corredor ecológico no Parque Ambiental. Foram plantadas 20 árvores da espécie sibipiruna, portando já de 5 a 8 metros de altura, formando um corredor ecológico. Com o crescimento delas, o Parque Ambiental passará a contar com uma alameda frondosa dentro de aproximadamente um ano. A sibipiruna pode chegar a 28 metros de altura, com floração amarela durante a temporada de primavera e verão.

“Escolhemos o Dia da Árvore para promover esta ação, porque nosso objetivo é adensar a população de árvores no Parque Ambiental, uma demanda que recebemos da própria população. Através de uma parceria com o Iplan, pelo Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), recebemos estas 20 árvores de grande porte, ótima qualidade e crescimento rápido da LCS Construtora, como compensação ambiental por um empreendimento no município. Passado um pouco mais de um ano, essas árvores já estarão bem frondosas, floridas, e formarão uma bela alameda no centro de Ponta Grossa”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Paulo Barros.

De acordo com ele, a Secretaria de Meio Ambiente deve realizar novas ações ao longo dos próximos meses para garantir o aumento da arborização da cidade, priorizando o plantio ou substituição por árvores grandes em praças e espaços públicos de Ponta Grossa. A previsão é que nos próximos meses, cerca de mil árvores sejam plantadas na cidade pela SMMA, através das compensações ambientais.

“Há interesse tanto da população quanto do poder público de que a cidade tenha mais árvores, mas isso precisa ser feito de maneira técnica. A nossa política agora é de fazer arborização com espécies já bem desenvolvidas, de grande porte, para evitar principalmente a depredação e garantir que ela realmente vingue. Estamos trabalhando com isso ao longo dos últimos anos e logo a população vai notar que estas árvores crescerão com mais vigor e vão deixar a cidade mais bonita”, finaliza ele.

 

Alameda

A alameda plantada no Parque Ambiental no dia de hoje é composta por espécies sibipiruna, nativa do Brasil. Seu porte pode chegar a 28 metros de altura e até 6 metros de diâmetro da copa. Essa espécie costuma ser confundida com pau-brasil ou pau-ferro pela semelhança da sua folhagem, e costuma ser usada para arborização das cidades. A floração acontece a partir de agosto e pode seguir até o final do verão.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.