Região

Prefeitura de Carambeí notificará donos de terrenos particulares a roçarem o mato

(Foto: Emerson Teixeira/Divulgação)

A Prefeitura de Carambeí inicia no mês de janeiro a notificação de proprietários de terrenos dentro do perímetro urbano do município, para que façam os serviços de conservação, limpeza e roçagem dos imóveis. A manutenção deve ser feita, inclusive, nas áreas de calçadas.

O prazo será de 15 dias e a obrigação é que os locais sejam mantidos conservados e limpos por todo o ano. Caso não seja cumprida a notificação, a Secretaria Municipal de Obras realizará a limpeza e o custo do maquinário e funcionários utilizados e serão lançados no IPTU do imóvel, conforme os artigos 110, 111 e 128 da Lei Municipal nº1137/16

Em torno de 200 proprietários de terrenos sem edificação na zona urbana serão notificados nas próximas semanas. A ação é amparada pela Lei nº1137/16 que prevê a notificação de proprietários de terrenos que estão em desacordo com o Código de Posturas.

A limpeza dos terrenos garante a saúde e segurança da população. “Além do mato alto, ocorre o acumulo de lixo, como garrafas, pneus e até móveis, estamos num período de alerta e combate a dengue, vale ressaltar que esses terrenos servem como esconderijos para malandros e pontos para uso de drogas”, frisa o secretário municipal de Meio Ambiente, Rosney Ribeiro.

As notificações para proprietários com endereços em Carambeí são entregues, em mãos, outros endereços fora do município segue em AR, via Correios.