Cidades

Prefeitura de PG cria vias exclusivas para esporte e lazer

(Foto: Fábio Matavelli)

A Prefeitura de Ponta Grossa começou a colocar em prática, nessa semana, o projeto Circuito Esporte e Lazer. Iniciativa da Secretaria de Governo, a proposta consiste em estabelecer vias da cidade que serão sinalizadas para permitir o tráfego preferencial de pedestres e ciclistas, em dias e horários específicos.

A avenida Bispo Dom Geraldo Pellanda, no bairro Uvaranas, é a primeira a receber as pinturas no asfalto. Das quatro vias destinadas ao tráfego de veículos automotores, duas receberam pintura em asfalto na coloração vermelha. Ela deverá indicar aos motoristas que, de segunda a sexta-feira, a partir das 19 horas, aquela via será exclusiva para a passagem de ciclistas e pessoas praticando caminhada ou corrida. Também aos sábados, domingos e feriados, o trecho será exclusivo para essas pessoas durante todo o dia.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a ideia é estabelecer uma faixa compartilhada no local para uso exclusivo da comunidade. Outras vias também deverão receber a criação da área com segurança, iluminação, estacionamento, sinalização e ações de conscientização. No caso da Dom Geraldo Pellanda, serão cerca de três quilômetros de faixa sinalizada na cor vermelha, em um trecho que, normalmente, já possui frequência maior de ciclistas e pedestres. O uso das faixas exclusivas deve ter início em setembro.