em

Prefeitura de PG fará licitação para atualizar videomonitoramento

A Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP) abriu na última semana o edital 010/2019 para aquisição de equipamentos e materiais destinados à atualização do sistema de videomonitoramento utilizado pelas equipes da Guarda Municipal de Ponta Grossa. A licitação prevê o investimento máximo de cerca de R$ 264 mil, e tem por objetivo a modernização do atual sistema, que funciona com 36 câmeras posicionadas em locais estratégicos da cidade.

Os trabalhos para melhoria no sistema começaram ainda no ano passado, com a reorganização da central de videomonitoramento, de forma a tornar mais confortável e organizado o espaço que possibilita a fiscalização, à distância, sobre as ocorrências nas quais a Guarda Municipal pode interferir. As melhorias na sala também possibilitaram uma divisão mais organizada entre a equipe da GM e da Polícia Militar, cuja central de operações fica estabelecida no mesmo prédio.

O edital terá o processo licitatório realizado no dia 14, por meio de pregão eletrônico. Entre os equipamentos listados estão câmeras tipo PTZ com ângulo de rotação panorâmica de 360 graus, rádios para comunicação, computadores e periféricos. Uma vez concluído o processo e selecionado empresa contratada, o prazo será de 90 dias para aquisição e posterior instalação dos equipamentos. O investimento se soma a outros que a SMCSP já anunciou para este ano, no que se refere a modernização do sistema de videomonitoramento.

 

Reconhecimento

Ainda está em trâmite o processo licitatório que também deve possibilitar a instalação de novas câmeras, capazes de detectar e identificar as placas de automóveis. Após adquiridos os equipamentos, a SMCSP pretende instalar as câmeras em pontos estratégicos de entrada e saída da cidade, como forma de reduzir casos de roubo de veículo ou detectar criminosos que estejam em rota de fuga pela região. Os equipamentos também devem ser capazes de fazer o reconhecimento facial, ajudando a localizar desaparecidos ou suspeitos. O anúncio foi feito ainda em dezembro de 2018, e o resultado desse outro edital deve ser divulgado nas próximas semanas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.