em

Prefeitura de PG fará ligação do Centro com Jardim Carvalho

A prefeitura de Ponta Grossa deve abrir, no dia 11 de novembro, a concorrência para selecionar empresa que fará mais uma via de ligação interbairros. O edital 20/2019 foi publicado em diário oficial nesta semana, detalhando como será feita a obra. O investimento máximo previsto é de pouco mais de R$ 3,6 milhões oriundos de recursos do Finisa, e consiste no prolongamento da rua Santos Dumont, nas proximidades do campus central da UEPG, com a avenida Antônio Rodrigues Teixeira Júnior.

Depois de finalizada, a nova via tende a desafogar o tráfego do horário de pico em toda a região, e especialmente dos veículos que passam pela avenida Monteiro Lobato, atualmente principal via de acesso entre o Centro e o Jardim Carvalho. Os veículos que viessem do Centro pela Santos Dumont poderiam seguir reto pela mesma via, chegando à Teixeira Júnior que, a partir de então, poderia redistribuir o fluxo de carros, já que ela tem o traçado paralelo com a Monteiro Lobato em boa parte de sua extensão.

Atualmente, os veículos que chegam ao final da Santos Dumont e se dirigem até o Jardim Carvalho precisam, em sua maioria, virar na rua Dr. Penteado de Almeida e, depois, acessar a rua Bonifácio Vilela para chegar à avenida Monteiro Lobato.

A obra será de grandes proporções, exigindo o transporte de materiais desde o distrito industrial, para o aterramento. O trecho precisará passar por adequação de drenagem no terreno que, além de receber grande quantidade de chuva, possui arroio nas imediações. A previsão inicial é que a execução exija cerca de 360 dias de trabalhos.

Nova via passará por área de arroio / CRÉDITO: PMPG

Complexo de obras

O secretário municipal de Infraestrutura e Planejamento, Celso Sant’anna, diz que, a princípio, a proposta de um binário não está em discussão. Segundo ele, com futuras obras complementares, pode ser que a ligação faça parte diretamente do binário que está sendo formado com as avenidas Monteiro Lobato e Eusébio Batista Rosas. “Essa nova ligação é uma das mais importantes do município de Ponta grossa. Irá atender todo o tráfego hoje da região, fazendo uma ligação do Centro aos bairros das redondezas do Jardim Carvalho (…). É um complexo de obras. Com essa ligação e o binário da Monteiro Lobato, o investimento somado pode chegar a R$ 10 milhões”, diz Sant’Anna.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.