em

Prefeitura de PG melhora arborização no Parque Ambiental

A Prefeitura de Ponta Grossa está trabalhando para ampliar a arborização na cidade, em especial, no Complexo Ambiental Manoel Ribas. Uma reportagem publicada recentemente pelo DC apontou que, conforme pesquisas realizadas pela UEPG, o parque é um dos que possui menor índice de arborização na cidade. Ou seja, apesar de ser um dos maiores espaços abertos voltados ao lazer, o Parque Ambiental tem, proporcionalmente, quantidade pequena de árvores.

Para solucionar o problema, na manhã de ontem foi dado início ao plantio de 50 árvores nativas nas proximidades da Maria Fumaça, além de realizada reposição de grama em área onde antes estava instalado um parque. Nesta semana, a Secretaria de Meio Ambiente deve concluir um estudo próprio sobre a arborização do Parque Ambiental, permitindo identificar em quais pontos há necessidade de ampliar o plantio.

“Adensar a arborização no Parque Ambiental exige planejamento. É preciso identificarmos quais pontos estão com vegetação insuficiente, que pontos são apropriados para o plantio de árvores de grande porte, permitindo o espaçamento correto entre elas para o crescimento saudável e de forma a continuar garantindo a segurança de quem passa pelo local”, diz o secretário de Meio Ambiente, Paulo Barros.

 

Flores e frutas

As 50 árvores são nativas, já com cerca de três metros, mas que podem chegar a sete metros de altura. As espécies escolhidas para este plantio foram o araçá, guabiju, guabiroba e dedaleira, produtoras de flores e frutos.

Além das árvores, a equipe de paisagismo da SMMA também está realizando a reposição de mil metros quadrados de grama no local. No último mês, a equipe de paisagismo da SMMA já havia realizado o plantio de 36 árvores nas proximidades do Terminal Central.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.