em

Prefeitura de Ponta Grossa lança projeto Banho Solidário

A prefeitura de Ponta Grossa anunciou oficialmente, nesta quarta-feira (3), o lançamento do projeto Banho Solidário, que se propõe a ofertar um espaço adequado para que pessoas em situação de rua possam tomar banho quente. A ação é, segundo a presidente da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (Faspg) e secretária de Políticas Públicas Sociais, Simone Kaminski, pioneira no país.

“Existem outras iniciativas parecidas. Mas é a primeira vez que isso é oferecido por uma prefeitura. Em outras cidades, os banhos itinerantes são iniciativa de ONGs ou igrejas”, explica a secretária. O Banho Solidário consiste em um um trailer equipado com dois banheiros. Cada um deles (masculino e feminino) possui banheira com pia, espelho, porta-sabonete e porta-toalha. Em um box separado fica o chuveiro com água aquecida a gás.

Os usuários terão que realizar um cadastro com a assistente social e, logo após, receberão a senha para o banho. Além da estrutura para o banho, as pessoas em situação de rua poderão escolher uma roupa limpa, tomar sopa durante o período de inverno e receberão um kit de higiene pessoal com xampu, condicionador, sabonete, cotonete, fio, pasta e escova dental, pente de cabelo, toalha de banho e para os homens aparelho de barbear e toalha de banho.

O investimento para realizar o projeto foi de aproximadamente R$ 87 mil, em recursos da Faspg. Durante a inauguração que acontece nesta semana, também haverá corte de cabelo para todas as pessoas cadastradas no Banho Solidário.

 

Horários

O projeto será apresentado ao público-alvo na sexta-feira (5), quando a previsão é de queda nas temperaturas. O atendimento das pessoas em situação de rua terá início às 17 horas, no estacionamento do Restaurante Popular. A intenção é que o Banho Solidário seja instalado no mesmo local, todas as sextas-feiras, das 17 às 20 horas. Depois que o projeto estiver mais conhecido, o trailer deve ser levado a outras regiões da cidade.

 

Nas ruas

Segundo dados da prefeitura, Ponta Grossa possui com cerca de 120 pessoas em situação de rua e 65 pessoas que são moradores de rua, embora os números costumem oscilar. O município de Ponta Grossa possui dois órgãos públicos que atendem essa população específica, o Centro POP e Abordagem Social. Também existem termos de parceria com outras entidades da sociedade civil que executam os serviços de Casa de Passagem, Abrigo Institucional e República para Adultos em processo de saída das ruas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.