em

Prefeitura de Ponta Grossa publica licitação para ciclovia em Itaiacoca 

A Prefeitura de Ponta Grossa, no Paraná, publicou na sexta-feira (29) o edital de concorrência, do tipo menor preço, para a licitação visando à seleção e contratação de empresa para a execução e implantação da ciclovia pavimentada na PR-513, abrangendo parte do bairro de Uvaranas até o Distrito de Itaiacoca, especificamente na localidade do Passo do Pupo.   

De acordo com o edital 02/2020, o valor máximo estimado para a contratação é de R$ 4.883.148,12, valor que será investido em uma obra com extensão de 17,5 quilômetros. Após todos os trâmites legais e a assinatura da ordem de serviço, as obras deverão ser executadas no prazo máximo de 270 dias (7 a 8 meses). O contrato terá prazo de vigência de 360 dias corridos. 

Qualquer empresa pode participar do certame desde que comprove possuir os requisitos de qualificação exigidos no presente edital. O edital prevê ainda que a empresa vencedora da licitação assumirá a integral responsabilidade pela completa execução dos serviços. 

Já abertura da licitação está programada para acontecer no dia 2 de julho. No prazo de cinco dias úteis após a assinatura do contrato, a empresa vencedora deverá prestar garantia de execução da obra que corresponde 5% sobre o valor da contratação, conforme prevê o edital. 

Importância 

A implantação de uma ciclovia na região é uma discussão que se estende desde 2016, após vários registros de acidentes com mortes. Ainda pela estrada, sentido Itaiacoca, passam diversos ciclistas que utilizam a região para a prática esportiva e turismo. 

Segundo o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Iplan), as obras só não começaram ainda por conta de todos os trâmites do edital de licitação que ainda precisam ser realizados. A obra é conveniada com o governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura e Logística, que irá liberar recursos para a execução do serviço. 

De acordo com o diretor executivo do Iplan, Ciro Ribas Junior, a obra é essencial para garantir a segurança dos ciclistas que, muitas vezes, precisam utilizar as pistas de rolamento para transitarem. “A ideia é garantir um espaço próprio para essa população que, principalmente, nos finais de semana, utilizam o ciclismo para realizar atividades de esporte, lazer e de turismo. Com um espaço próprio, os riscos de acidente com outros meios de transporte será menor”, destacou. 

Pedaladas mais seguras

A nova ciclovia deve facilitar as idas e vindas de João Maria Vicente, 55 anos. Morador da vila São Francisco, em Uvaranas, ele pedala diariamente às margens da rodovia PR-513. Vai até adiante da localidade de Passo do Pupo, em Itaiacoca, cerca de 17,5 km e depois ainda costuma cortar 15 metros cúbicos de lenha durante o dia, tendo a motosserra como aliada. 

São duas horas para ir e uma hora e meia para voltar. A decida ajuda no regresso. “Mas já caí pelo menos quatro vezes, por causa de caminhão que passa muito perto”, recorda. A ‘magrela’ às vezes não é páreo para o deslocamento de ar provocado pelas carretas. Com um espaço ideal para o deslocamento de bicicletas, ele e muitos outros ciclistas poderão trafegar em segurança e aproveitar a paisagem.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.