em

Prefeitura estende Fesuva e prepara 11 dias de evento

A prefeitura de Ponta Grossa está realizando os preparativos para o início da 37ª Feira da Uva (Fesuva). O tradicional evento congrega comerciantes e consumidores da uva e seus derivados, sendo ainda espaço para divulgação e venda de itens de artesanato e gastronomia variados.

Neste ano, o evento ocorrerá novamente no Parque Ambiental, nas proximidades do Shopping Popular. A novidade é o período: entre os dias 23 de janeiro e 2 de fevereiro. Serão 11 dias de feira, ao passo que nos anos anteriores o evento costumava ocorrer durante quatro a cinco dias.

A expectativa é que sejam comercializadas 35 toneladas de uvas, mesma estimativa projetada no ano passado. No entanto, em 2019 essa marca acabou sendo superada, chegando a 37 toneladas vendidas, conforme divulgado pela prefeitura após o evento.

Rodrigo Sozim é um dos produtores que venderá itens na feira. Ele faz parte de uma das famílias mais tradicionais no cultivo da fruta em Ponta Grossa. “Meu pai estava presente na primeira feira”, comenta. Ele explica o motivo para a ampliação da feira. “Nós mesmos sugerimos. O pagamento do evento é feito pelos produtores e participantes. Normalmente, a chuva em alguma data prejudica o comércio. Às vezes, a uva ainda não está totalmente madura durante a feira, e a gente perde e vender. No ano passado a safra atrasou, e para domingo não tinha uva madura”, diz. Ampliando a data de realização, a expectativa é aumentar as vendas e oferecer produto de melhor qualidade.

 

Uvas e derivados

De acordo com a prefeitura, haverá a venda direta de uvas das variedades preta, branca e rosada. A uva será vendida a R$ 8 o quilo. Também haverá produtores de derivados como cuques, geleias e sucos. Quem visitar a feira também poderá fazer refeição junto a um dos 12 food trucks que estão cadastrados e devem estacionar no entorno da estrutura. A comunidade poderá conferir tudo que a feira tem a oferecer, de segunda a quinta-feira, das 14 às 22 horas e de sexta-feira a domingo, das 9 às 22 horas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.