em

Prefeitura inicia programa de distribuição de remédios

Gratuito

Prefeitura inicia programa de distribuição de remédios

 

Na manhã desta sexta-feira (8), nove farmácias e drogarias assinaram contrato com a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa para iniciar a distribuição de medicamentos gratuitamente através do Programa Remédio Garantido. Essas empresas foram credenciadas e estão aptas para iniciar a distribuição das medicações a partir de terça-feira (12). Ao todo serão 11 pontos na cidade que contemplam a região de Oficinas, Sabará, Cará-Cará, Santa Luiza, Santa Paula, Nova Rússia e Centro.

O programa, que é pioneiro na cidade, tem o objetivo de promover estrategicamente e preventivamente o acesso dos usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) aos medicamentos prescritos pelos profissionais, e evitar a descontinuidade ou início de tratamento médico, por uma eventual falta de medicamentos na rede Municipal de Saúde.

 

Farmácias

A iniciativa baseou-se no credenciamento de farmácia e drogarias particulares, de forma que os estabelecimentos que foram habilitados poderão distribuir medicação gratuita para os pacientes que por algum motivo não conseguiram retirar na sua UBS de referência. 

“A saúde não para, os investimentos na área de saúde são enormes e isso reforça uma gestão responsável, tanto em reformas e ampliações das UBS, quanto na ampliação de equipes e novos equipamentos”, destaca a secretária da SMS, Angela Pompeu.

Assinatura de contratos ocorreu nessa sexta-feira (Divulgação)

Medicamentos

Mais de 125 medicamentos, que fazem parte da lista básica e que são de reponsabilidade do Município, estarão disponíveis nas farmácias credenciadas. Todas as doenças atendidas na Atenção Primária e que necessitem de medicações, como Omeprazol, Paracetamol, e também remédios para diabetes e hipertensão poderão ser entregues pelas farmácias credenciadas.

Todos esses fármacos são encontrados e retirados diariamente nas UBS, sem custo, e assim também será no Programa Remédio Garantido. “Hoje temos mais um marco na saúde municipal, mais uma vez somos exemplo em inovação e preocupação com nossa população. A equipe de funcionários da SMS está de parabéns pelo belíssimo trabalhado que está sendo desenvolvido. Este projeto será mais um ganho para a população. É importante destacar a parceria com as empresas, sem elas não conseguiríamos dar continuidade ao projeto”, ressalta o prefeito Marcelo Rangel.

Os medicamentos só poderão ser retirados mediante documento emitido pela UBS e não serão contempladas receitas oriundas de médicos particulares, apenas da rede do Sistema Único de Saúde (SUS). O investimento será de aproximadamente R$ 300 mil anualmente. Em anexo segue a lista básica de medicamentos que poderão ser encontrados.

 

Farmácias credenciadas

– Farmácia Bom Jesus

Avenida Visconde de Mauá, 2130 – Oficinas

Rua Laudelino Gonçalves, 241-A – Sabará

Avenida 14 Bis, 240 Loja 02 – Cará-Cará

– Top 10 Farma

Avenida Congonhas, 485 – Santa Luzia

– Farmácia Santa Paula

Rua Castanheira, 295 – Santa Paula

– Farmácia Mix Farma

Rua Nicolau Klupel Neto, 1814 – Santa Paula

– Farmácia Fleming

Avenida Ernesto Vilela, 940 – Nova Rússia

– Hiperfarma Oficinas

Avenida Visconde de Mauá, 1671 – Oficinas

– Hiperfarma Calçadão

Rua Coronel Cláudio, 06 – Centro

– Hiperfarma Santa Luzia

Avenida Congonhas, 173 – Santa Luzia

– Hiperfarma Sabará

Avenida Souza Naves, 2947 – Sabará

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.