em

Prefeitura promove qualificação profissional para estagiários municipais

Nesta terça-feira (11), a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), realizou o Dia do Estagiário do setor público municipal, iniciativa que reuniu os 782 estagiários do programa Primeira Chance em um dia aperfeiçoamento e palestras. A qualificação aconteceu no Clube Recreativo Homens do Trabalho, das 08 às 12h para quem estagia pela manhã e das 13 às 17h para os que cumprem a jornada à tarde.

“O Primeira Chance é um dos programas mais importantes de Ponta Grossa e é fundamental para profissionalização e qualificação da mão de obra da cidade, que é destaque pelos altos índices de empregabilidade”, afirmou o prefeito Marcelo Rangel, responsável pela palestra principal nos dois períodos. A conversa com os estagiários foi sobre os desafios de sua trajetória profissional, desde estagiário do curso de Direito até a atuação política enquanto Prefeito Municipal.

Segundo Rangel, “o estudante que se especializa dentro de um órgão público como a Prefeitura, uma instituição com desafios específicos, tem maiores oportunidades de colocação no mercado produtivo. Grande parte dos nossos estagiários hoje estão com vagas asseguradas no mercado de trabalho”.

O evento foi mediado pelo secretário da SMICQP, José Loureiro, que ressaltou a importância de ações que aproximem a secretaria responsável pelas contratações dos estagiários municipais. “Acreditamos ser de nossa responsabilidade o aprimoramento destes futuros profissionais, além de informar e destacar aqueles que desempenharam de forma eficiente e eficaz as funções para quais foram contratados. Além disso, o projeto busca dar condições positivas e de acréscimo no currículo de cada estagiário”, explicou Loureiro.

O evento contou ainda com o técnico em educação profissional do Senac Ponta Grossa, José Amande e do superintendente do Aeroporto Sant'Ana, Victor Hugo Oliveira.

Dia do Estagiário

O Dia do Estagiário faz parte do Projeto de Qualificação Profissional de Estagiários do Município de Ponta Grossa, instituído através do decreto nº 14.845 de 2018, com o objetivo de qualificação dentro dos valores éticos e morais da administração pública, bem como a preparação para o mercado de trabalho após o término do estágio. Além disso, o evento tem a função de realizar a conferência da documentação comprobatória dos estabelecimentos de ensino que validam o estágio.

Atualmente, 782 estagiários exercem atividades na Prefeitura Municipal. Destes, 576 são do Ensino Superior, 202 do Ensino Médio e Técnico e dois são do Ensino Especial. Com mais de 300 estagiários, a Secretaria Municipal de Educação é a que mais possui contratados.

De acordo com o coordenador de Administração da SMICQP, Nilton Bahls, o Dia do Estagiário surgiu com a preocupação de oferecer mais uma capacitação para os estudantes que prestam serviço para o município. “Essa atividade tem como intenção conhecer quem são nossos estagiários que atuam nas mais diversas áreas da gestão municipal e montar uma ação diferenciada de capacitação, demonstrando a importância e a responsabilidade que o exercício deles tem dentro do município”, explicou.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.