em

Prefeitura de PG quer ampliar coleta seletiva

A Prefeitura de Ponta Grossa está implantando um novo formato de coleta de materiais recicláveis. Como até o momento a coleta seletiva porta-a-porta só acontece em quatro áreas do Município, que já informou não poder levar o serviço a toda a cidade, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) criou uma forma alternativa de coleta. O sistema seria um híbrido entre a coleta porta-a-porta e a coleta por meio dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).

Os PEVs estão instalados em pontos estratégicos da cidade, áreas de grande circulação de pessoas como escolas e supermercados. A proposta agora é incluir condomínios residenciais na rota de coleta dos caminhões da empresa Ponta Grossa Ambiental PGA), que já fazem a retirada do lixo nos PEVs. Os chamados “PEVs Condomínio” seriam inicialmente instalados em residenciais com maior número de moradores e que estivessem próximos de locais por onde os caminhões de coleta já passam.

“Muitos condomínios estão foram do perímetro da coleta porta-a porta, mas têm um potencial grande de geração de recicláveis. Temos condomínios com 1.200 moradores, sem coleta seletiva, mas que os caminhões passam em frente”, comenta o secretário de Meio Ambiente, Paulo Barros. Pelo Programa, deste esta semana os síndicos podem fazer um cadastro do condomínio, informando número de casas, habitantes e potencial de coleta seletiva. Após a assinatura de um termo de adesão, a PGA faria o recolhimento do material um dia por semana, com pequenos desvios na rota original do caminhão.

“Nossa estimativa é que mais de 20 mil pessoas sejam incluídas nesse sistema até o final do ano”, acrescenta Barros, lembrando que atualmente a coleta porta-a-porta atende a um público de cerca de 50 mil pessoas, o que significaria um aumento de 40% na coleta residencial.

 

Orientação

De acordo com o secretário, juntamente com o chamamento público, também será realizado posteriormente um trabalho de conscientização junto aos conjuntos habitacionais cadastrados, com orientações sobre a melhor forma de condicionamento dos resíduos e também que tipo de materiais podem e devem ser encaminhados para a reciclagem. Equipes da SMMA também percorrem os 20 maiores condomínios convidando a participarem da iniciativa.

PEVs já existentes em escolas serão incluídos em condomínios (Arquivo DC)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.