em

Prefeitura restringe acesso a lojas e bancos

No final da tarde de ontem (5) a Prefeitura de Ponta Grossa publicou um decreto que, entre outras determinações, restringe o acesso de consumidores a supermercados. Porém, devido às filas registradas em lojas e bancos de diversos pontos da cidade, o prefeito Marcelo Rangel acabou de publicar em uma rede social que ampliará a abrangência das medidas que, agora, passam a valer também para lojas de departamento e bancos, além dos supermercados.

Informações apuradas pelo Diário dos Campos apontam que a Prefeitura está revisando o trecho que limita o acesso de 1 pessoa a cada 25 metros quadrados para 1 pessoa a cada 10 metros quadrados. Novas decisões podem ser anunciadas em breve.

Veja o que diz o decreto:

Confira as principais medidas que devem ser adotadas pelos supermercados de acordo com o Decreto nº 17.210. Caso descumpridas o estabelecimento é notificado, podendo ser fechado ou multado em 5.000 VRs – atualmente, o equivalente a R$ 418,950.

– Fica limitado o número de clientes que irão adentrar ao estabelecimento, respeitando o limite de 1 pessoa a cada 25 metros quadrados. O controle deve ser feito através de entrega de identificação numérica.

– Fica proibido o acesso de idosos (acima de 60 anos) sem máscara e luvas, que devem ser fornecidas pelo estabelecimento

– Apenas um membro por família pode entrar para realizar as compras

– Fica proibida a entrada de crianças. A fiscalização é de responsabilidade do Conselho Tutelar.

– Locais que formam filas, como caixas, açougue, padaria, entre outros, devem ser demarcados para o distanciamento de 1,5 metro.

– Devem ser disponibilizados a todos os empregados máscaras, luvas e álcool em gel e, na medida do possível, aos consumidores também. Além disso, pelo menos um funcionário deve fornecer álcool em gel aos clientes na entrada do estabelecimento.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.