em

Primeiros anos do Diário dos Campos serão digitalizados

Uma importante parceria entre o Museu Campos Gerais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, e a Casa da Memória, vai garantir a digitalização da primeira fase de circulação do jornal O Progresso/Diário dos Campos. As edições entre 1909 e 1924 foram levadas à sede do museu na última terça-feira (11) e serão digitalizadas a partir da próxima semana.

De acordo com o historiador e diretor do Museu Campos Gerais, Niltonci Chaves, o DC é o jornal mais antigo dos Campos Gerais e foi o único veículo de imprensa existente na cidade até a década de 1940. "A digitalização garante, não só a preservação da fonte original impressa, como populariza e potencializa o acesso de pesquisadores de diversas áreas que utilizam o periódico como fonte", explica.

Toda a documentação digitalizada ficará à disposição de todos no site Memórias Digitais da UEPG (http://www.memoriasdigitais.uepg.br). "É um site que conta com um grande banco de dados públicos local e regional, onde as pessoas podem acessar e consultar fontes. Essa primeira fase do Diário dos Campos será muito importante para contribuir com pesquisas de historiadores; jornalistas e pessoas ligadas à área de Letras já que naquela época era publicado muito jornalismo literário", aponta Chaves.

Além da disseminação do conhecimento, o diretor do museu comenta sobre a importância de manter um acervo digital. "Queremos ampliar isso para outros museus, transformando a digitalização em um projeto fixo da nossa gestão em transformar o Museu Campos Gerais em um grande acervo digital. Ficamos muito felizes pela importância que o Diário dos Campos teve nesse período da história, principalmente, pela democratização da informação ", destaca.

Digitalização

De acordo com o técnico do museu, João Paulo Leandro de Almeida, os primeiros jornais já estão se desfazendo e, por isso, a importância de procurar uma forma que não prejudique o material. "Buscamos uma forma de fotografar as edições de forma que não a prejudicar ainda mais. O processo agora é para organizar por data para que todo este acervo seja digitalizado", aponta.

Diário dos Campos

O Jornal Diário dos Campos foi fundado em 27 de abril de 1907 por Jacob Holzmann e batizado primeiramente de O Progresso. Com 111 anos de história, o DC se consolida cada vez mais como o jornal mais antigo e de maior prestígio em Ponta Grossa e região.

Após um centenário, o DC carrega uma grande bagagem histórica e faz parte da vida de milhares de pessoas, desde as que já fizeram ou fazem parte do jornal, quanto de cada leitor que abre as portas de suas casas diariamente para ele entrar. Ao longo dos anos, o Diário dos Campos passou por vários proprietários como Juca Hoffmann, Eliseu de Campos Melo, e atualmente Wilson Oliveira, que está como diretor-presidente do jornal há 19 anos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.