em

Produtores começam planejar plantações de 2019

Produtores da região dos Campos Gerais se reuniram nesse mês no evento Circuito Agro Banco do Brasil para discutir agronegócio. Entre um dos temas, estava as ações e planejamentos das próximas safras.

Durante as palestras, que ocorreram em Carambeí, os agricultores discutiram perspectivas de colheitas dos grãos e também opções de investimentos nas propriedades. Só no Paraná, o Banco do Brasil atende 23 mil clientes do agronegócio. Na região dos Campos Gerais, são cerca de oito mil. No ano de 2018,o banco já disponibilizou mais de R$ 20 bilhões para investimentos em agricultura no estado.

Para o produtor de grãos de Carambeí, Ricardo Wolter, o planejamento de investimentos é essencial para se manter um bom negócio. “Temos uma boa relação com o banco e entendemos nossa necessidade. Por isso, conversamos e planejamos os próximos passos para usarmos o dinheiro de maneira correta”, explica. Wolter acredita a região ainda tem muito espaço para os agricultores expandirem os negócios e arriscarem novos investimentos.

Durante o evento, o presidente da Frísia, Renato Greidanus, destacou o crescimento da produção de grãos e outros itens na região. “Estamos conseguindo colocar nossos produtos em patamar nacional. Nossa soja e milho já são conhecidos, mas outros produtos, como queijos, derivados e nossa carne estão ganhando cada vez mais espaço no mercado. Isso é fruto do trabalho e planejamento dos produtores”, ressalta. Greidanus ainda alertou para que essa programação de investimentos que os agricultores fazem, acabam resultado em bons trabalhos no campo, e consequentemente, em produtos de boa qualidade e maiores lucros.

O produtor Juarez Casarin, revela que os pequenos produtores devem ter bastante clareza antes de investirem em novos negócios, já que em alguns regiões o mercado já está consolidado. “O certo é fazer uma boa pesquisa da demanda de cada lugar. Entender o quanto custa para plantar determinado grão ou criar gado, e saber o quanto gera de lucro essa venda. Com um cronograma estruturado e um planejamento bem feito, o agricultor expande o seu negócio mais facilmente”, esclarece.

O Banco do Brasil divulgou que somente na safra de grãos do Paraná de 2018 foram disponibilizados R$ 10,3 bilhões para auxiliar os produtores.

Agricultores discutiram ações de investimentos do próximo ano (foto: José Aldinan)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.