em

Professor da UEPG lança livro em Tibagi

A cidade de Tibagi promoveu o lançamento do livro "Troperismo e Geodiversidade no Paraná", de autoria de Antonio Liccardo, professor do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Degeo) e do geólogo Gil Francisco Piekarz, do Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG).

O evento aconteceu na noite de terça-feira, 13, e fez parte da programação do aniversário de 146 anos da cidade por sugestão do deputado Péricles de Holleben Mello ao prefeito Rildo Leonardi.

Durante o lançamento, o professor Liccardo fez uma breve explanação sobre a obra para uma plateia que lotou o Teatro Tia Anália e salientou que a cidade de Tibagi ocupa posição central nas pesquisas que resultaram no livro.

A publicação é da Editora Estúdio Texto e objetiva ser um guia e ao mesmo tempo um acervo voltado, principalmente, às áreas de educação e turismo, permitindo descobertas e agregando conhecimento.

O livro de 248 páginas, com mais de 300 ilustrações, é, segundo os autores, fruto de pesquisas e levantamentos realizados por eles desde 2005.

A obra trata da geologia da Bacia do Paraná, mais especificamente da região dos Campos Gerais. Apresenta o patrimônio geológico e germorfológico ao longo dos 16 municípios da Rota dos Tropeiros no Paraná, reunindo informações sobre o meio físico da Rota e sua correlação sociocultural com o movimento de passagem de tropas de mulas que se desenvolveu neste cenário.

AUTORES – O professor Liccardo é geólogo, fotógrafo, doutor em Ciências Naturais pela Universidade Federal de Ouro Preto/MG (2003) e professor da UEPG. Desenvolve pesquisas sobre geodiversidade, suas interfaces culturais e patrimônio desde 2004, sendo autor de vários livros sobre esse tema.

Gil Piekarz é geólogo formado pela Universidade Federal do Paraná em 1979, com Mestrado em Metalogênese pela Universidade Estadual de Campinas, em 1992.Trabalhou no Serviço Geológico do Paraná-Mineropar desde 1979, hoje incorporado ao ITCG/PR. Também publicou livros e trabalhos sobre a geodiversidade e suas interfaces. É membro do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico.

(Foto: Divulgação)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.