em

Professor Satyro morre aos 88 anos

O professor Antônio José França Satyro faleceu na manhã desta sexta-feira, aos 88 anos, vítima de infarto, no Hospital Vita Batel, em Curitiba. Ele é considerado o idealizador dos Jogos da Primavera. De acordo com seu filho, Antonio Satyro, ele será sepultado em Ponta Gossa . "Ainda estamos definido o local e horário do velório para o sepultamento", disse.

Em setembro de 1956, o então acadêmico de Filosofia, Antonio José França Satyro, criou os Jogos Estudantis da Primavera, um dos mais tradicionais eventos esportivos não só de  Ponta Grossa, mas também do Paraná. Desde a sua primeira edição, os jogos nunca sofreram interrupção.

Na edição de 60 anos dos Jogos da Primavera, ele foi lembrado por iniciativa da UEPG em solenidade na véspera da abertura dos jogos, que ocorreu no grande auditório do campus central da universidade.

Natural de São Carlos, no interior de São Paulo, Satyro chegou em Ponta Grossa em 1949, ainda adolescente, junto com seu pai, que veio trabalhar na região dos Campos Gerais. Como já era um esportista nato, Satyro logo foi chamado para jogar no Guarani, incentivado pelo então zagueiro Wilson Moro. Ficou dois anos defendendo o Bugre e também passou em primeiro lugar num concurso da Prefeitura Municipal, o que o manteve na cidade. “Então comecei a namorar e acabei ficando de vez em Ponta Grossa”, contou o professor Satyro, na época da entrevista ao Diário dos Campos, há quatro anos.

Então, já na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ponta Grossa, no prédio onde foi o antigo Colégio São Luiz e hoje pertence a Faculdade Sant/ Ana, Satyro trabalhou a ideia da realização dos  jogos e através do Diretório Acadêmico Joaquim de Paula Xavier, o projeto foi colocado em prática. “Na época não foi tão fácil assim. As pessoas em Ponta Grossa não tinham uma identificação esportiva e isso era um assunto tratado com certa irrelevância. Mas, quando aproveitamos uma situação de greve escolar na época, pude expor a ideia dos jogos da primavera e tive apoio dos colegas.  Luiz Carlos Blanc, que era o diretor na época, não estava muito interessado em me ouvir a respeito, dizendo que a prioridade das reuniões era atender interesses dos alunos e professores em relação a greve. Contudo, ele acabou sendo o primeiro presidente dos Jogos Estudantis da Primavera. Mas, isso ocorreu depois de várias tentativas de conversa e tudo mais”, lembrava o professor com bom humor.

Então, Satyro elaborou o regulamento, amparado pelos colegas Antonio Taques e  Eros Rebonato. Durante as quatro primeiras edições  ele e seus colegas organizaram o evento e o colocaram em prática. “Naquela época, o meio estudantil não praticava esporte por aqui. Era algo novo e até desconhecido. Acredito que a ideia dos JEP renovou a mentalidade das famílias em Ponta Grossa. Na primeira edição, alguns pais de alunas chegaram a me intimidar, dizendo que não era possível ver meninas vestirem calção para jogar. Mas, a vontade das meninas foi maior e tudo foi se encaminhando com tranqüilidade. A intenção era realmente abrir a cidade para o esporte, como era em São Paulo e acho que deu certo”, disse o professor Satyro, que na ocasião, tinha 84 anos. Satyro também foi o criador da Copa do Mundo de Futebol de Ponta Grossa, que nesta temporada deverá ser reeditada.

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.