em

Professoras reforçam conhecimentos em matemática

Na sexta-feira (24), a Secretaria Municipal de Educação realizou mais uma etapa de seu curso para Formação Permanente para Professores. O “Matema” é realizado com apoio do programa Formar, da Fundação Lemann, com o objetivo de fornecer especialização de Matemática para Ensino Fundamental. As profissionais trabalharam a resolução de problemas e utilização do painel de soluções. Estiveram presentes mais de 100 professores da Rede.

A especialização está auxiliando a professora Priscila Nunes, que está trabalhando para oferecer um estilo mais atraente em sala de aula. “Minha maior preocupação é apresentar o conteúdo de forma interativa e lúdica, alcançando a atenção dos alunos”, expressa a professora da turma do segundo ano na Escola Municipal Sen. Flávio Carvalho Guimarães.

O curso foi realizado, nesta sexta, em oito escolas do Município, como a Escola Municipal Ivon Zardo. Durante a aula, os profissionais dividem os problemas que são convencionais e não convencionais na aplicabilidade da matemática. Além de serem abordados o desenvolvimento do raciocínio e a argumentação, são trabalhadas formas convencionais e não convencionais de solução de problemas.

O curso torna as professoras e professores em multiplicadores dos conhecimentos alcançados. Para Maria de Fátima Mello de Almeida, assessora pedagógica da SME, o painel de soluções auxilia o aluno a desenvolver a prática da disciplina de Matemática. “Pelo painel de soluções os alunos têm a possibilidade de resolver os problemas do seu jeito, partilhando e analisando com toda turma a resolução do mesmo”, explicita Maria de Fátima, ministrante da atividade.

 

Painel de Soluções

O painel é uma ferramenta didática utilizada pelas professoras para discutir em sala de aula todas as formas em que os alunos chegaram ao resultado dos problemas, fomentando assim a discussão interativa da leitura e interpretação dos textos matemáticos. Promovendo assim, em sala, o desenvolvimento da leitura matemática e seus argumentos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.