em

Profissionais da saúde discutem prevenção e combate à infecção hospitalar 

Cerca de 400 profissionais de saúde de todas as regiões do Paraná se reuniram nesta quinta-feira (16), em Curitiba, no 2º Simpósio de Qualidade e Segurança do Paciente em Serviços de Saúde. O objetivo foi qualificá-los para que fiquem atentos a todos os riscos que podem ser causados pelos ambientes interno e externo como forma de prevenir infecções hospitalares. 

O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com os hospitais do Paraná participantes do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi – SUS);
“A missão é qualificar os profissionais, além de mostrar ao cidadão que ele pode confiar no profissional, na Unidade de Saúde e na rede pública do Estado”, ressalta o diretor-geral da secretaria, Sezifredo Paz.

O encontro divulgou experiências das instituições no desenvolvimento do trabalho contra as infecções hospitalares, principalmente por meio dos dispositivos invasivos, como o cateter, ventilação mecânica e a sonda vesical.

A representante do Conselho Regional de Enfermagem, Tereza Kindra, reforça a importância do evento. “Estão reunidos profissionais e autoridades parceiras de todos os âmbitos da área da saúde. Cada um levará uma visão diferente do simpósio, fortalecendo sua equipe e rotina de trabalho. Com certeza, é um momento de muito conhecimento”, disse.

EXPERIÊNCIA – O chefe da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Costa Santana, explica que o simpósio discute os quatro pilares do controle de infecção que auxiliam na redução e controle da resistência antimicrobiana. O evento também é mais uma iniciativa que acrescenta valor às ações propostas pelo Plano Estadual de Controle de Infecções e Resistência Antimicrobiana, lançado em abril de 2018. 

Santana ressalta o trabalho das equipes que fazem parte do Proadi e vieram ao evento mostrar suas experiências. “Agradecemos pela oportunidade de poder participar desses processos, de discutir as ações e trocar ideias. Temos consciência da importância do trabalho em equipe para a prevenção das infecções e cumprimento dos requisitos necessários que garantem a segurança dos pacientes”, completa Santana.

A superintendente de Unidades Hospitalares Próprias, Vivian Patrícia Raksa, disse que desde 2012 discutem a necessidade de prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde. “Já estávamos desenvolvendo ações, mas a parceria com a Vigilância Sanitária foi primordial. É muito gratificante ver todos reunidos, debatendo, aperfeiçoando seus métodos de trabalho e contribuindo para uma rede de saúde pública orgânica”.

A Secretaria de Estado da Saúde promove na próxima semana, entre os dias 21 e 22, mais dois eventos para debate as infecções e segurança dos pacientes. O primeiro encontro acontecerá na Macrorregional Norte (Londrina) e o outro na Macrorregional Noroeste (Maringá). Os dois eventos já contam com a inscrição de 314 profissionais de 100 hospitais do Estado. 

PRESENÇAS – Também participaram do 2o Simpósio de Qualidade e Segurança do Paciente em Serviços de Saúde representantes do Ministério da Saúde, Conselho Estadual de Saúde, Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná e Conselho Regional de Farmácia do Paraná.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.