em

Profissionais da UEPG iniciam atendimento em UBS

Nesta quarta (1º), os profissionais selecionados pelo programa de extensão para enfrentamento à covid-19 da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) iniciaram as atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ponta Grossa. As equipes, compostas por enfermeiros e técnicos de enfermagem, vão complementar a atenção primária em saúde na cidade.

Como conta a professora Pollyanna Borges, coordenadora do programa, o projeto de extensão contempla três atividades: atenção às unidades básicas de saúde, atenção às divisas do Paraná e a central de teleatendimento (Call Center).

“Faz muita diferença no atendimento. São profissionais qualificados, formados, que têm vivência de trabalho e estão aí para ajudar as equipes já formadas. É uma complementação dos serviços que já existem”, explica Pollyana.

A professora Pollyanna ressalta ainda o apoio da UEPG na formação desses profissionais, com capacitações sobre fluxos de atendimento, paramentação, protocolos e demais informações sobre o atendimento a casos suspeitos de covid-19.

“A UBS é a porta de entrada dos pacientes. Temos uma importante função: além de descobrir casos suspeitos, tomamos medidas para que se evite a contaminação comunitária e a transmissão do vírus. Monitoramos os casos leves e também fazemos o encaminhamento dos casos mais graves para as unidades responsáveis por esse atendimento”, descreve a enfermeira Angela Chastay, uma das profissionais que está atuando no projeto.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.