em

Profissionais dão dicas de como decorar a sua casa para o verão

Estamos na primavera há poucos dias, mas você já pode começar a pensar em como adaptar a casa para a estação que vem chegando, o verão. O período, caracterizado por ser o mais quente do ano, pede a utilização de cores vibrantes com abundância nos ambientes, além da aplicação de objetos com um mix de estampas. Plantas também são uma boa alternativa para refrescar a casa, ou o local desejado.

E quem não gosta de passar mais tempo ao ar livre durante o verão? Pensando nisso a arquiteta Isis Schneider da Silva e a designer de interiores Laís Schneider da Silva vão trazer algumas dicas de transformações rápidas.

Elas são irmãs e sócias no escritório ISLA de Arquitetura, Interiores e Design. “Projetamos desde áreas de lazer, como a reforma de uma piscina que se adapta às estações do ano, o que torna o objeto mais útil durante mais tempo, e também já remodelamos uma sala de jantar com aspectos mais naturais, por exemplo”, para elas as mudanças podem ser feitas de várias formas. Confira algumas dicas nas páginas a seguir:

 

Invista nas cores

Só de pintar uma parede já é possível alterar o ambiente. Seja com a troca dos quadros da sala ou das áreas sociais da casa, inserir vasos de plantas, ou até mesmo mudar a cor das almofadas. “A nossa ideia é que as pessoas deixem os novos ares do verão entrarem em suas casas. Trazendo o verde – e também o azul, que lembra o mar – para os ambientes com o intuito de remeter à natureza no local”, comenta Laís.

 

Flores resinadas

Uma outra tendência que pode ser utilizada são as flores resinadas nos quadros. “Só de mudar os porta-retratos expostos na casa, as cortinas, móveis ou até mesmo incorporar ao local quadros coloridos, ou com plantas, flores resinadas, dão um ar bem bacana que representa o calor e a natureza”, acredita Isis.

 

Mude móveis de lugar

Além das mudanças nas cores dos tecidos das cortinas, almofadas, e até mesmo do tecido do sofá, por exemplo, uma boa sugestão para quem está cansado da decoração é fazer mudanças na disposição dos móveis. Também é indicado que os objetos da área de lazer sejam com materiais mais naturais, como cadeiras de palha.  “Para nós, o verde é o novo branco do verão, além da cor, com um simples deck é possível alterar totalmente a composição de um ambiente. O mais legal é que quando a estação acabar, dá para remover os materiais ou adaptá-los para a composição do outono, fazendo isso sucessivamente. Tudo é mutável”, destacam as profissionais.

 

Hanger

Pequenas áreas também podem ser transformadas com um suporte para plantas de macramê, o hanger. Confira a seguir o passo a passo para fazer esse objeto que está em alta e ainda não ocupa muito espaço para decorar a casa. Para a execução, o material pode ser o de sua preferência, desde fios de lã a cordas. Dica: não opte por um fio muito grosso para que os nós não fiquem muito presos.

PROJETOS

Atualmente, Isis e Laís trabalham em um projeto sustentável que se adapta ao meio ambiente. “A casa que estamos projetando apresenta captação de água da chuva, utilização de energia natural através de placas fotovoltaicas e materiais para construção mais naturais. Sempre buscamos usar o contato com o meio ambiente para melhor dispor o produto desejado. Tentamos atender da melhor forma através de soluções sustentáveis não só o verão, mas, sim, todas as estações”, enfatizam as irmãs.

Na arquitetura e design de interiores tudo pode ser utilizado de forma consciente. “A principal dica que podemos passar é a de que tudo se adapta. Se a sua casa tem piscina é possível aproveitar a área em volta, com cadeiras e espreguiçadeiras, além de que portas mais arejadas também são uma boa saída. Tudo isso aliado ao conforto e a utilidade do produto, para que o mesmo possa ser utilizado em outras áreas da casa”, finalizam Isis e Laís.

 

Isis e Lais Schneider são irmãs e sócias no escritório ISLA de Arquitetura, Interiores e Design

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.