em

Programa habitacional para idosos em Jaguariaíva está com inscrições abertas

Com previsão de conclusão da obra para meados de julho deste ano, o condomínio do idoso do programa Viver Mais Paraná, em construção em Jaguariaíva, está com inscrições abertas para candidatos que se enquadrem nos critérios estabelecidos pela Cohapar.

O empreendimento avaliado em R$ 3,8 milhões veio para o município em 2018, através do trabalho de articulação do prefeito José Sloboda, junto ao Governo do Estado, que chancelou o projeto pioneiro do Paraná no município de Jaguariaíva. O empreendimento também está em andamento em Foz do Iguaçu e outras 14 cidades do estado receberam autorização para iniciar a construção.

São 40 moradias em um espaço seguro, que contará com praça de convivência, biblioteca, sala de informática, academia ao ar livre, horta comunitária, salão de festas e atividades, pista de caminhada e quiosques próprios para a prática de jogos.

Os empreendimentos também são equipados com ambulatório para atendimentos médicos básicos aos residentes, guarita (com porteiro) e sala de administração. Pelo contrato firmado, a prefeitura é responsável pela manutenção do condomínio, que contará com a prestação de serviços periódicos básicos de saúde e assistência social.

O objetivo é que os idosos utilizem estes espaços pelo tempo que desejarem com o pagamento de um valor reduzido, muito menor do que o aluguel convencional, e ainda tenham mais qualidade de vida, convivendo com outras pessoas da mesma faixa etária.

Inscrições

Podem participar da seleção as unidades pessoas idosas (sozinho ou casal, sendo um deles com 60 anos ou mais) e renda de um a seis salários mínimos (comprovada) e que não sejam proprietários de outros imóveis. Os escolhidos poderão residir nas casas por tempo indeterminado com o pagamento de uma contrapartida mensal de 15% de um salário-mínimo, o que equivale atualmente a cerca de R$ 150.

Para se inscrever os interessados devem comparecer ao Departamento de Habitação, localizado na Estação Cidadã Durvalino de Azevedo, munidos dos documentos de identificação. O diretor do departamento, Paulo Puquevis, frisa que pessoas que fizeram a inscrição em outras ocasiões para projetos habitacionais, e se enquadram nos requistos, já estão concorrendo, pois a Cohapar unifica estas inscrições em uma só lista, contudo quem fez inscrição há alguns anos ou mudou de endereço ou número de telefone, deve comparecer ao departamento para atualizar os dados e verificar se a inscrição não expirou.

Seleção

A seleção para o projeto habitacional leva em consideração outros critérios como famílias que residam em áreas de risco ou insalubres, mulheres responsáveis pela unidade familiar, famílias com ônus excessivo de aluguel, pessoas com deficiência, beneficiários de Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada (BPC) concedido pelas políticas da Assistência Social, entre outros.

A data de avaliação dos cadastros ainda não foi definida pela Cohapar, visto que a obra está em andamento.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.