Cidades

Programa Na Pista Certa chega a Ponta Grossa

Iniciativa conta com atividades gratuitas e lúdicas que ensina regras de trânsito às crianças
(Foto: Divulgação )

Entre 20 e 24 de agosto, a Biblioteca Pública Municipal Professor Bruno Enei, em Ponta Grossa (PR), irá receber o projeto "Na Pista Certa", programa da Fundación MAPFRE que proporciona vivências lúdicas e pedagógicas sobre segurança viária para o público infantil (de cinco a nove anos) num espaço cenográfico com estrutura modular e itinerante.

Cada sessão na "mini cidade" tem a duração de aproximadamente 50 minutos e atende a cerca de 30 crianças. Durante as atividades coordenadas por monitores, os pequenos aprendem sobre comportamentos e atitudes responsáveis e cívicas no trânsito sob diferentes pontos de vista: do motorista, do passageiro, do pedestre, do ciclista, entre outros agentes.

Além das atividades práticas, é apresentada uma peça teatral com fantoches que reforça a importância das regras de convivência e de valores como solidariedade, respeito, inclusão e gentileza para a segurança e integridade das pessoas. Em cada exibição, também são transmitidas mensagens sobre as relações entre transporte particular, coletivo e meio ambiente, e abordados temas como emissão de gases do efeito estufa e poluição sonora.

"No total, o programa já alcançou mais de 192 mil crianças em todo o país. Esse número expressivo reforça que estamos no caminho certo ao promover ações e iniciativas voltadas à educação e segurança viária", comenta Fernando Pérez-Serrabona, representante da entidade no país e CEO da MAPFRE Brasil.

Serviço

Biblioteca Pública Municipal Profº Bruno Enei

Data: de 20 a 24 de agosto, das 9h às 17h

Endereço: Biblioteca Pública Municipal Professor Bruno Enei (estacionamento) - Rua Frederico Wagner, Olarias, Ponta Grossa - PREntrada gratuita

Sobre a Fundación MAPFRE

Com sede na Espanha e atuação em 33 países, a Fundación MAPFRE é uma instituição sem fins lucrativos, que tem o objetivo de promover, fomentar e investir em pesquisas, estudos e atividades de interesse geral da população. No Brasil atua para disseminar valores, promover o acesso à informação, cultura e visa contribuir com o bem-estar da sociedade, apoiando e desenvolvendo iniciativas nas áreas de Ação Social, Prevenção e Segurança Viária, Seguro e Previdência Social e Promoção da Saúde. Em 2018, suas iniciativas impactaram cerca de 2 milhões de brasileiros. Site: www.fundacionmapfre.com.br