em

Programa que reduz perdas no leite devido à resíduos de antibióticos é apresentado no Agroleite

Entre os dias 13 e 17 de agosto, a Vetoquinol, uma das líderes mundiais em saúde animal, participa do Agroleite, evento voltado para todas os elos da cadeia do leite, em Castro (PR). A Vetoquinol promove o Descarte Zero, que faz parte do projeto Soluções Verdes, pacote que ajuda os produtores a reduzirem perdas devido a resíduos de antibióticos no leite.

"O uso de medicamentos é essencial para curar doenças e manter o bem-estar dos animais. Apesar das soluções de descarte zero disponíveis, há produtores que ainda utilizam medicamentos que deixam resíduos no leite, o que gera perda de produção. Estar na Agroleite é uma oportunidade para a Vetoquinol aproximar-se desses produtores e apresentar o programa Descarte Zero, contribuindo para evitar os prejuízos econômicos", explica Lucas Tonelli, gerente de produtos para bovinos da Vetoquinol.

O programa Descarte Zero envolve produtos para saúde das vacas, que não comprometem a composição do leite e podem ser utilizados até o dia anterior à ordenha e consequente envio do leite para a indústria. Todos os produtos que compõem a linha têm carência zero. São eles:

– Tolfedine CS: anti-inflamatório adjuvante no tratamento de pneumonia e de mastite aguda
– Eprino Pour-On: para o controle de parasitas externos e internos, como bernes, bicheiras e moscas-dos-chifres
– Tanitop IGR: mata-bicheira indicado para o controle e a prevenção da reinfestação em dose única
– Polijet HD: soro hidratante para bovinos doentes e com anorexia, para correção do desequilíbrio hidroeletrolítico (sódio, potássio, cloreto, magnésio e cálcio) e desequilíbrio energético (glicose, vitamina B12 e lacto de sódio)
– Novatack Pour-On: para controle efetivo de vermes e carrapatos
– Toxolin: antitóxico para o tratamento de insuficiência hepática, anemias, hepatites tóxicas e uremias
– Novatack Gold: para o controle de parasitas externos e internos dos bovinos, como vermes, carrapatos, bernes, bicheiras e moscas-dos-chifres
– Acura: antimicrobiano de dose única, ideal para o tratamento das infecções das vacas em lactação

O programa Descarte Zero ainda inclui, também, recomendações úteis para os produtores evitarem perdas na hora de entregar o leite aos laticínios. "Treinamentos, palestras, dias de campo, auxilio no diagnóstico de doenças para definição de protocolos de tratamento de doenças e elaboração e implementação de estratégias para o controle de enfermidades causado por bactérias, parasitas e vetores são alguns benefícios oferecidos aos produtores", informa Lucas Tonelli.

Descarte Zero na prática: Nico Biersteker, proprietário da fazenda Lagoa Dourada em Arapoti, PR, é um dos produtores de leite participantes do programa Descarte Zero. Desde 2018, seus animais usam Acura. "Eu utilizava um antibiótico de três doses. Após as aplicações, ainda precisava esperar cerca de cinco dias para comercializar o leite produzido. Portanto, uma quantidade considerável de leite era descartada. Depois do Descarte Zero, eu não perco na produção porque mesmo durante o tratamento é possível aproveitar o leite, já que a carência é zero. Também há outras vantagens: o produto é de dose única, que por sua vez facilita o manejo, e o custo benefício é consistente".
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.