em

Programas ajudam fumantes a superar o vício

Uma estimativa do Instituto Nacional do Câncer aponta que, em média, 10,1% da população brasileira adulta é tabagista. O dado é de 2017 e aponta uma redução no número (que era de 15,7% em 2006) e pode ter relação com a popularização da lei 12.546, conhecida como Lei Antifumo, e que passou a vigorar no final de 2014. De modo geral, o fumo que era símbolo de liberdade no passado, agora implica em uma série de restrições, por ser proibido em qualquer espaço fechado de uso coletivo, em ambiente público ou privado.

Isso, somado à campanhas antitabagistas e maior divulgação de informações sobre as consequência do uso dos cigarros, fez com que uma parcela maior da população deixasse de iniciar a utilização do fumo, enquanto outra parte busca formas de deixar o vício. Sabendo que sem apoio é difícil largar o cigarro, programas de iniciativa pública e privada vêm oferecendo ajuda a essas pessoas.

A prefeitura de Ponta Grossa, por exemplo, inicia em 2019 o terceiro ano de realização do programa Respire Saúde. Desde 2017, farmacêuticos e colaboradores do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (Nasf) estendem a mão a esse público que deseja respirar melhor, mas não consegue fazer isso sozinho.

A farmacêutica Caroline Roskosz de Castro é uma das coordenadoras das atividades. Ela explica que compõem a equipe educaro físico, fisioterapeuta, nutricionista e assistente social, e que não esse trabalho já tem colhido bons resultados. “Passaram pelo programa 326 pessoas desde seu início. Os encontros acontecem em UBS que contam com profissionais farmacêuticos, em diferentes regiões da cidade. Cada grupo conta com, no máximo, 15 pessoas, já que é exigida uma atenção individual. Quando a demanda aumenta, organizamos uma fila de espera”, diz.

 

Tratamento

O programa da prefeitura inclui rodas de conversas e fornecimento de medicação específica: bupropiona 150 mg e adesivo de nicotina 21, 14 e 7 mg. A quantidade da substância é gradativamente reduzida para possibilitar a adaptação do paciente.

Em 2019, o programa será realizado nas UBS Júlio de Azevedo (Jardim Carvalho) Egon Roskamp (Santa Paula) Adam Polan (Palmeirinha) e Lubomir Urban (31 de março). Os interessados em participar do programa devem entrar em contato na UBS Julio de Azevedo, rua Desembargador Lauro Lopes, s/n vila Vilela, ou pelo fone 3220-1000, ramal 4485.

 

Já era hora de parar

Neide Conceição Carneiro tem 54 anos, e decidiu que era hora de parar de fumar. Em parte, porque ela já havia percebido as consequências de alguém que fez uso do cigarro desde a juventude. “Eu tinha nove anos quando comecei a fumar. Minha mãe tinha preguiça de pegar o cigarro e pedia para eu acender para ela. De tanto fazer isso, acabei gostando”, lembra Neide, que na idade adulta se viu trabalhando no setor adminstrativo de uma unidade básica de sáude, e precisando usar medicamentos diários para tratar a DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Uma espécie de bombinha ameniza os sintomas deixados por 45 anos de fumaça.

“No ano passado vi nossa farmacêutica pegando o nome do pessoal que participaria do programa, e pedir para colocar o meu. A participação inicial foram quatro encontros durante um mês. Depois, foram três meses de medicação e adesivos, que gradativamente diminuíram meu interesse pelo cigarro. Ainda assim, quando vinha uma vontade muito forte, eu mastigava um cravinho ou um pedaço de cenoura”, comenta Neide, há seis meses livre do fumo, com ajuda da família.

 

Unimed PG

A Unimed Ponta Grossa possui o programa Respirar, de acompanhamento para quem deseja parar de fumar. Nem sempre a vontade própria é suficiente para obter sucesso, por isso, o programa é voltado a todos os beneficiários Unimed Ponta Grossa que desejam abandonar o vício. Tem duração de três meses, com acompanhamento multidisciplinar por profissionais da psicologia, enfermagem, nutrição, educação física e medicina. A participação pode ser voluntária, por encaminhamento médico ou decorrente da participação de outro programa da atenção à saúde.

 

UEPG

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) criou, em 2008, o projeto de extensão Educando e Tratando o Tabagismo. Aqueles que desejam parar de fumar podem participar do grupo, entrando em contato com o departamento de Enfermagem pelo telefone 3220-3735 ou no ambulatório do campus. O programa tem quatro encontros durante um mês, com abordagem cognitiva, acompanhamento de sinais vitais e consulta médica. Depois, quem precisar de tratamento após avaliação médica recebem medicamento gratuitamente.

 

Por que parar de fumar?

– O hábito de fumar é responsável por 12% da mortalidade adulta mundial.

– O consumo do tabaco e a exposição à sua fumaça (fumo passivo) são as principais causas de doenças cardiovasculares.

– Estima que, em 2016, pelo menos 367 milhões de pessoas foram fumantes passivos. Ou seja, acabaram inalando a fumaça de outros.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.