em

Projeto ‘Aprendendo para Servir’ ensina técnicas musicais

Há cinco anos em atividade, o Projeto 'Aprendendo para Servir', da Capela Nossa Senhora das Graças, Paróquia Nossa Senhora da Luz, de Irati, ensina, gratuitamente e qualifica crianças, jovens e adultos para a música religiosa. No último sábado (1º), 14 alunos receberam certificados pela conclusão das aulas em 2018. O projeto oportuniza aulas de instrumentos musicais, voz, ritmos, exercícios com treinamentos práticos de mobilidade, agilidade e coordenação de mãos e dedos, entre outros.  Com o aprendizado, os participantes são inseridos em grupos de cantos da igreja, contribuindo em missas e atividades pastorais.

Segundo o instrutor e idealizador da iniciativa, Sandro Luiz Molinari, o projeto também oferece outras vantagens, como desenvolver dons e talentos musicais, buscar mais integrantes na participação de Ministério, "fortalecer e aprimorar o conhecimento das normas e regras da Igreja Católica perante a música, entre outras coisas", explica.

Em 2018, com o aval do pároco da matriz, padre Jorge Casimirski, o local das aulas foi elevado a um Centro de Formação Musical, sendo amparado pela paróquia, onde obteve uma logo, estatuto e normas de funcionamento. Este ano, o projeto recebeu 27 inscrições, cinco de Fernandes Pinheiro. Destes, oito já atuam nas atividades da Igreja.

Os cantos da missa da primeira Eucaristia, dia 24, e do último sábado, foram acompanhados pelos integrantes do projeto: oito violões, um teclado e um violino. Também contou com a participação especial de integrantes da Banda/Orquestra XV de Julho, com dois violinos e um violoncelo. O instrutor do grupo, Sandro Molinari, recebeu, neste dia, dois instrumentos de doação para a continuidade no projeto.

Para 2019, 40 aulas já estão programadas. Todas acontecem aos sábados, das 13 às 15 horas.  As inscrições iniciam em fevereiro. Informações na secretaria da matriz Nossa Senhora da Luz, ou com o instrutor Sandro pelo telefone (42) 99993-5855.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.